facebook youtube

Notícias, Obras Vera Chaves Barcellos

Gravura “Prisões”, de Vera Chaves Barcellos, presente na mostra “Insólitos”, no MAC Paraná

A obra Prisões (1967) foi produzida no contexto da ditadura militar, um ano antes do ato institucional que restringiria ainda mais os direitos políticos no Brasil.

Leia mais »

Vera Chaves Barcellos participa de exposição na Pinacoteca de São Paulo

Sob a curadoria de Valéria Piccoli, a mostra Mapa da Estrada: novas obras do acervo da Pinacoteca na Pinacoteca de São Paulo reúne as obras recentes adquiridas pelo programa dos Patronos da Arte Contemporânea.

Leia mais »

Trabalhos de Vera Chaves Barcellos na feira ArPa

Obras da artista Vera Chaves estão presentes na 1ª edição da ArPa – feira de arte, projeto concebido por Camilla Barella que visa conectar múltiplas perspectivas dos circuitos da arte contemporânea.

Leia mais »

Fotografias de Vera Chaves Barcellos ilustram a revista Margem Esquerda nº 38

Trabalhos produzidos pela artista Vera Chaves Barcellos ilustram a edição 38 da revista Margem Esquerda, recentemente lançada pela editora Boitempo. A curadoria das imagens é de Francisco Klinger Carvalho, editor de arte da revista.

 

 

Entre as obras selecionadas estão: Manequins de Dusseldorf, 1978, fotografia a partir de diapositivos (capa, quarta capa e p. 40); Retratos, 1992-1993 (capas internas e p. 43, 49, 56 e 62); Epidermic Scapes [composição], 1977, impressão da pele e cópia fotográfica (p. 6); On Ice, 1978, fotografia (p. 39); Casasubu, 2005, Exposição Paço Imperial, 2017 (p. 55); Em que taça beberei, 1988, instalação (p. 66); Momento Vital, 1979, reapresentação da performance, Museu da Pampulha, 2013 (p. 160). Todas as fotografias pertencem ao Arquivo da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Margem Esquerda 38 apresenta textos sobre a política nacional, democracia e o futuro do Brasil. Com o dossiê intitulado Diagnóstico do Brasil e conjuntura eleitoral: balanços e perspectivas, a seção oferece uma espécie de painel das elaborações dos principais partidos políticos da esquerda neste momento crucial da história nacional.

A edição também traz uma densa entrevista com Roswitha Scholz, fundadora de uma das mais originais sínteses do marxismo feminista e dialética negativa adorniana, além de um ensaio da filósofa estadunidense Nancy Fraser. Na seção documento, é apresentada um texto a partir da rara conferência de Angela Davis preparada em 1967 para um seminário sobre a obra recém-publicada Dialética negativa.

A revista conta, ainda, com textos de Fabio Mascaro Querido e Joachim Hirsch; e resenhas de Frederico Daia, Luiz Felipe Osório, Juliana Borges, Daniel Feldmann e Antonio Augusto Galvão de França. O editor de Poesia, Flávio Aguiar, fala sobre a quase esquecida Lady Montagu, escritora e poeta feminista inglesa que contribuiu para a descoberta da vacina da varíola.

Para mais informações, acesse: boitempoeditorial.com.br

Fotografias da série “On Ice” na 5ª ARCOLisboa

Seis fotografias da série On Ice da artista Vera Chaves Barcellos estão em exibição na Feira de Arte Contemporânea #ARCOLisboa 2022, realizada pelo grupo espanhol Ifema/Madrid, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, em Portugal.

Leia mais »

Obras de Vera Chaves Barcellos na SP-Arte 2022

A videoperformance No a la Guerra (2007) e a série de fotografias O estranho desaparecimento de V.C.B. (1976-2020), da artista Vera Chaves Barcellos, estão expostas no estande da Galeria Zielinsky [@galeriazielinsky] na SP–Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo [@sp_arte].

Leia mais »

Obra de Vera Chaves Barcellos na exposição “Modernos”, do MAB FAAP

A obra O sorriso, 1969, de Vera Chaves Barcellos, integra a exposição Modernos, alusiva ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Leia mais »

Revista da Espanha destaca fotografias da artista Vera Chaves Barcellos

Um conjunto de fotografias da artista Vera Chaves Barcellos compõe a 77 Magazine (nº 5), publicada em 2021 por Ediciones Originales, editora espanhola e centro de documentação especializado em livros de artista e obras múltiplas. As cinco imagens em preto e branco apresentadas se referem à segunda metade da década de 1970, com registros de caráter documental, mostrando o público presente em eventos a céu aberto nas cidades de Carazinho e Porto Alegre.
Leia mais »

Obras da artista Vera Chaves Barcellos integram exposição em Portugal

Obras de 13 artistas portuguesas e brasileiras, entre as quais está Vera Chaves Barcellos, integram a exposição Matéria Impressa. Matéria Nómada, concebida no âmbito do projeto de investigação Womanart – Mulheres, Artes e Ditadura: os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa. A mostra – inaugurada em janeiro – segue em cartaz até o próximo sábado, 05/03, no Museu Nogueira da Silva, em Portugal.
Leia mais »

Duas obras da artista Vera Chaves Barcellos estão na exposição que homenageia Clarice Lispector

Duas obras da artista Vera Chaves Barcellos compõem a exposição coletiva Constelação Clarice, que celebra a obra e o legado da escritora Clarice Lispector (1920-1977). As fotografias Epidermic Scapes (1977/2020) e O estranho desaparecimento de VCB (1976/2020) estão em exibição junto aos trabalhos de 25 artistas visuais atuantes entre as décadas de 1940 e 1970. A mostra segue até o dia 27/02, no Instituto Moreira Salles de São Paulo; e no final de maio terá nova montagem no IMS Rio.
Leia mais »