No dia 19 de novembro, às 15 horas, a Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) inaugura no Centro Cultural São Paulo (CCSP) a exposição “Nervo Óptico: 40 anos”. 2016 é o ano em que completam-se 40 anos da exposição Atividades Continuadas realizada no MARGS em 1976, mostra que, juntamente com a publicação do chamado Manifesto, deu origem ao Nervo Óptico.

Com curadoria de Ana Albani de Carvalho, a mostra apresenta trabalhos de Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos – em obras de época e em versões recentes. O público também poderá conferir  documentos e registros fotográficos do período de atuação do grupo.

(da esquerda para direita: Romanita Disconzi, Telmo Lanes, Carlos Pasquetti, Carlos Asp, Clóvis Dariano, Vera Chaves Barcellos, Mara Alvares e Jesus Escobar – ao fundo). Os artistas Romanita Disconzi e Jesus Escobar fizeram parte das atividades antecedentes à consolidação do grupo.

Responsável por uma intensa renovação no circuito artístico, o título Nervo Óptico abrange as ações do coletivo de artistas desde o lançamento do texto-Manifesto em 1976, passando pelos cartazetes e pelas exposições realizadas até 1978, ano em grupo se desfaz.

“Publicação aberta a novas poéticas visuais” o cartazete Nervo Óptico teve distribuição gratuita no Brasil e no exterior – aos moldes da arte postal – entre abril de 1977 e setembro de 1978, com tiragem de cerca de mil exemplares. Cada edição apresentou um trabalho desenvolvido especificamente por um artista, integrante do grupo idealizador ou convidado.

Nervo Óptico: 40anos integra a III Mostra do Programa de Exposições 2016. O projeto foi selecionado pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP, coordenada por Marcio Harum.

“Nervo Óptico: 40 anos” é um convite para conferir a potência artística e a contemporaneidade do projeto Nervo Óptico.

Nervo Óptico: 40 anos
Visitação: de 19 de novembro a 12 de março de 2017, de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.
Onde: Rua Vergueiro | 1000 Paraíso, São Paulo – SP.
Informações: (11) 3397-4002
Contato:
[+] ccsp@prefeitura.sp.gov.br
[+] https://www.facebook.com/CentroCulturalSaoPaulo