A Fundação Vera Chaves Barcellos inaugurou no Centro Cultural São Paulo no último dia 19 de novembro a exposição Nervo Óptico: 40 anos. Saiba mais sobre a mostra.

Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares, Vera Chaves Barcellos e Telmo Lanes estão novamente reunidos. Quatro décadas depois da formação do Nervo Óptico, a FVCB apresenta em Nervo Óptico: 40 anos, sob curadoria de Ana Albani de Carvalho, trabalhos em versões de época e em suportes mais contemporâneos dos artistas que integraram o grupo responsável pela renovação da linguagem artística através de posições experimentais e conceituais.

Sobre Nervo Óptico

Responsável por uma intensa renovação no circuito artístico, o título Nervo Óptico abrange as ações do coletivo de artistas desde o lançamento do texto-Manifesto em 1976, passando pelos cartazetes e pelas exposições realizadas até 1978, ano em grupo se desfaz.

“Publicação aberta a novas poéticas visuais” o cartazete Nervo Óptico teve distribuição gratuita no Brasil e no exterior – aos moldes da arte postal – entre abril de 1977 e setembro de 1978, com tiragem de cerca de mil exemplares. Cada edição apresentou um trabalho desenvolvido especificamente por um artista, integrante do grupo idealizador ou convidado.

Nervo Óptico:40 anos segue em cartaz no Centro Cultural São Paulo até 12 de março de 2017.