O acervo artístico da FVCB recebeu nesta terça, 29 de novembro, a pesquisadora Fernanda Soares. Fernanda investiga a poética de Claudio Goulart, artista  brasileiro/holandês (Porto Alegre, 1954 – Amsterdam-2005), morto há 11 anos.

Em 2015, a Fundação Vera Chaves Barcellos, através de recursos do Programa Rumos, do Itaú Cultural,  viabilizou a vinda de um número expressivo de obras do artista Claudio Goulart, doadas pela Fundação Art Zone de Amsterdam, legatária da obra do artista, para o acervo artístico da FVCB. A Fundação lançará em breve uma publicação sobre o artista, assinalando mais uma vez sua efetiva contribuição para os estudos no campo das artes visuais,  lançando as bases para o reconhecimento da produção de Claudio Goulart dentro do contexto da arte brasileira contemporânea.

Fernanda Soares, atualmente cursa o mestrado em História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes, da UFRGS. Em 2015, ano da doação, Fernanda integrou a equipe do acervo da FVCB e foi responsável pela catalogação da obra do artista.