No próximo sábado, 17 de dezembro, a FVCB promove visita mediada à exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho. Para o evento, a Fundação oferece transporte gratuito POA –Viamão – POA, com saída às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro de Porto Alegre). Saiba mais.

Em exibição na Sala dos Pomares desde agosto deste ano, Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, mostra organizada pela artista Vera Chaves Barcellos e pela arquiteta Marcela Tokiwa, apresenta ao público a obra de um artista autodidata de elevada originalidade. Os trabalhos ultrapassam as tradicionais categorias artísticas, transitando entre a arte popular, o design e a artesania.

Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho. Sala dos Pomares. Foto: Leopoldo Plentz.

Morto em 2005, Silvio Nunes Pinto nasceu em 1940, no município de Viamão. Pertencendo a uma família numerosa (Silvio tinha oito irmãos), o artista não teve oportunidade de concluir uma educação formal. Filho de pai trabalhador rural, tal como o pai, Silvio também trabalhou no campo e como um dos seus irmãos, foi jogador de futebol amador em dois clubes

Conforme a artista Vera Chaves Barcellos, não existem registros precisos sobre o que teria impulsionado Silvio, a partir dos anos 60, a ingressar no campo da criação manual nos anos ´60. Trabalhou durante vários de seus últimos anos, a partir do inicio dos anos 1990, em uma pequena casa, de cerca de 10m2, junto à moradia de sua família (mãe, irmãs e irmãos), onde continuou sua produção, iniciada décadas antes.

Somente após a morte do artista, que Vera Chaves Barcellos, prevendo a eventual dispersão do conjunto de obras, propôs a aquisição de todas as peças mantidas em seu local de trabalho. Vera conta que Foi nesse momento, quando entramos pela primeira vez em seu espaço de trabalho, abarrotado de esculturas e objetos os mais diversos, peças de mobiliário, equipamentos e instrumentos utilizados em seu oficio de artesão, que ficamos cientes do volume, da diversidade e da riqueza de imaginário de que sua obra era portadora.

Para a visita mediada, a Fundação oferece transporte gratuito POA –Viamão – POA, com saída às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro de Porto Alegre). As inscrições para a atividade devem ser feitas por e-mail: info@fvcb.com ou pelos telefones: (51) 3228 -1445 | (51) 98102-1059.

A mostra reúne desde pequenas peças como abotoaduras e pingentes de madeira até peças de mobiliário como mesas, estantes e armários; além de cadeiras esculpidas e esculturas de animais, pássaros e mamíferos, figuras humanas além de uma série completa de veículos militares e figuras do mundo rural.

Visita Mediada à exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho

Quando: dia 17 de dezembro de 2016
Horário: das 15h* às 16h 30 min
Local: Sala dos Pomares, Fundação Vera Chaves Barcellos, Avenida Senador Salgado Filho, 8450, parada 54, Viamão, RS.
Evento no facebook: http://bit.ly/2gHd9NZ