Em setembro de 2017, o Hammer Museum apresentará RADICAL WOMEN: LATIN AMERICAN ART, 1960-1985,  exposição inovadora que abordará práticas artísticas experimentais realizadas na América Latina por artistas mulheres e sua influência internacional. A artista Vera Chaves Barcellos (1938) está entre as artistas participantes, ao lado de nomes como Lygia Pape, Ana Mendieta e Marta Minujín.

 

Quinze países serão representados na exposição por 116 artistas com mais de 260 obras em fotografia, vídeo e outros meios experimentais. Abordando uma lacuna da história da arte, Radical Women dará visibilidade a  práticas artísticas de artistas mulheres radicadas na América Latina, e de Chicanas e Latinas nascidas nos Estados Unidos entre 1960 e 1985, um período chave na história de América Latina no desenvolvimento da arte contemporânea.

A exposição é curada por Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta.  Cecilia Fajardo-Hill acrescenta que  “Para as artistas incluídas nesta exposição, o corpo feminino se converteu em espaço de exploração e redescoberta de uma nova linguagem visual radical que desafiou a maneira de entender o mundo”.

Estas artistas realizaram investigações artísticas experimentais radicais no início da década de 1960, abrindo novos caminhos em fotografia, performance, vídeo e arte conceitual. Geraram uma linha de pesquisa enfocada na politização do corpo feminino e buscaram libertar-se do ambiente de repressão política e social que eclipsou as mulheres na América Latina entre 1960 e 1985. Nestes trabalhos, a representação do corpo feminino se converteu em um ponto de partida para questionar o cânone estabelecido da arte, assim como um meio para denunciar atos de violência social, cultural e político. Esta nova iconografia baseada no corpo explorou os âmbitos de representação tanto pessonal como política destas artistas que também utilizaram o corpo como um meio real e simbólico.

Adaptado da matéria originalmente publicada aqui:

http://artishockrevista.com/2016/09/29/hammer-museum-presenta-radical-women-latin-american-art-1960-1985/