Neste sábado, 20 de maio, acontece o 3° encontro do Curso de Formação Continuada em Artes. A historiadora da arte Ana Albani de Carvalho, curadora da mostra Nervo Óptico: 40 anos, participa da programação educativa da FVCB.

O Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB recebe neste sábado, 20 de maio, a Profª Drª Ana Albani de Carvalho, curadora da exposição Nervo Óptico: 40 anos. Ana pesquisa sobre o grupo Nervo Óptico desde os anos 90. No encontro, a curadora abordará aspectos históricos da atuação do grupo e os impactos destas proposições no campo artístico.

20/05 (Sábado) – 3º Encontro | Encontro com a Curadora Ana Albani de Carvalho
Horário: 9h às 12h.
Local: Casa Rural – Sede da Secretaria Municipal de Educação de Viamão/RS, Calçadão Tapir
Rocha, 49, Centro.

SOBRE ANA ALBANI DE CARVALHO

Doutora em Artes Visuais – História Teoria e Crítica de Arte (Pós-Graduação em Artes Visuais – Instituto de Artes, UFRGS) com estágio junto a École des Hautes Études en Scientces Sociales (Paris, França). Possui mestrado (1994) e graduação (1985) na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre Arte Contemporânea no Brasil, com ênfase na produção realizada durante os anos 1960 e 1970. Vice-presidente da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas no período 2015 e 2016. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – IA/UFRGS (gestão 2013 a 2015). Professora, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS (Mestrado e doutorado) e do Depto. de Artes Visuais (IA- UFRGS), desde 1996. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (FABICO – UFRGS), como Membro da Comissão Coordenadora na gestão 2017. Coordenou a Galeria da PINACOTECA do Instituto de Artes, Ufrgs, entre 2007 e 2010 e o Projeto UNIARTE (Unicultura – Pro-RExt – UFRGS) responsável por curadorias e exposições de arte. Integra a Coordenação do Laboratório de História da Arte, vinculado ao Depto. de Artes Visuais, IA, UFRGS e a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – gestão 2011 a 2013. Integrou a Direção cultural da FVCB (voltada à produção em arte contemporânea, com sede no RGS), entre 2005 e 2011 e atualmente coordena projeto de pesquisa no Centro de Documentação e Pesquisa na Fundação Vera Chaves Barcellos, desenvolvendo projetos de curadoria e expografia.

SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTES

O Curso de Formação Continuada em Artes é uma iniciativa da Fundação Vera Chaves Barcellos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.  A programação oportuniza encontro com pesquisadores, teóricos, curadores e artistas – de modo a aproximar educadores e público interessado ao universo das artes visuais, com o intuito de fomentar o debate e a reflexão em torno da arte contemporânea, partindo das exposições em cartaz na Sala dos Pomares.

Lembramos que as inscrições para o Curso permanecem abertas, podendo ser feitas por e-mail educativo@fvcb.com ou pelo telefone (51) 98229-3031. A programação tem entrada franca.