O próximo encontro do Curso de Formação Continuada em Artes contará com a participação de Ethiene Natchigall.(Imagem em destaque: Maras (detalhe da série), trabalho da artista Vera Chaves Barcellos, de 1977 (Fonte: Centro de Documentação e Pesquisa FVCB).

(Viamão, Sábado, 17 de junho) A fotografia como modo de ver, ver-se e dar a ver  é o título do 5ª encontro do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB que acontece das 9h às 12h, na Casa Rural, sede da Secretaria Municipal de Educação de Viamão.

De caráter prático, a atividade ministrada pela artista e arte-educadora Ethiene Natchigall aborda a fotografia em uma interlocução com a mostra Nervo Óptico: 40 anos, estabelecendo conexões entre os usos da fotografia na arte contemporânea e debatendo possibilidades de abordagem da imagem fotográfica pelos educadores.

A FOTOGRAFIA COMO MODO DE VER, VER-SE E DAR A VER
Data: SÁBADO, 17 de junho de 2017
Horário: 9h às 12h.
Local: Casa Rural – Sede da Secretaria Municipal de Educação de Viamão/RS | Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro.
Informações:educativo@fvcb.com

A atividade integra a 13ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Sinopse: Ver o mundo de outro modo. Inventar mundos. Inventar a si mesmo. O artista, como alguém em estado de disponibilidade, percebe, interage e transborda sua relação com o mundo. O foco desta oficina é, a partir da interlocução com a mostra Nervo Óptico: 40 anos, pensar a fotografia como um dos meios para este transbordamento, como forma de percepção do mundo, de si mesmo, e de dar visibilidade à diversidade de modos possíveis de partilha destas experiências. Através de exercícios práticos, abordagens teóricas e muita conversa, a proposta é pensar e compartilhar formas de trabalhar, sobretudo no ambiente escolar, com estas e outras questões da fotografia na arte contemporânea.

Mini currículo: Ethiene Nachtigall (Pelotas, 1971) é artista visual e atriz, com graduação em Artes Plásticas (IA/UFRGS), mestrado em Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS) e doutorado em Educação (ainda inconcluso, pelo PPGEdu/UFRGS). Atuou como docente no ensino básico e superior, como mediadora e produtora cultural. Integrou a equipe permanente do Programa Educativo da Fundação Bienal do Mercosul de 2007 a 2012, período em que coordenou os Cursos de Formação de Mediadores e equipes de mediação da 6ª à 8ª edições da mostra. Atuou na coordenação da REM-RS (Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul), entre 2011 e 2013. Artista integrante da coleção Vera Chaves Barcellos com a obra “3×1 (reprodução)”, fotografia, 1999-2001.