O último encontro do ciclo Nervo Óptico e suas conexões acontece na próxima terça, 11 de julho, no Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB.

Charlene Cabral e Paulo Silveira são os convidados do último encontro do ciclo Nervo Óptico e suas conexões, programação realizada no Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Nervo Óptico: Desdobramentos aborda os impactos e reverberações das proposições do Nervo Óptico no campo das artes visuais, estabelecendo relações com a chamada arte postal (ou arte correio) e também com as publicações de artistas.

Com entrada franca, a programação é um convite para a reflexão sobre questões transversais às produções dos artistas que integraram o Nervo Óptico em uma perspectiva expandida, conduzida pelo olhar de pesquisadores convidados. O evento também oferece ao público a oportunidade de se aproximar da prática da pesquisa em artes visuais, realizada a partir de registros documentais armazenados em arquivos e Centros de Documentação e Pesquisa.  O evento tem coordenação da Profª Drª Ana Albani de Carvalho, curadora da mostra Nervo Óptico: 40 anos.

Para participar do encontro, é necessária inscrição prévia: info@fvcb.com ou pelos telefones (51) 3228-1445 ou 9810-21059.

Confira a programação

Por que as publicações de artistas? Conexões com livros e periódicos | Prof. Dr. Paulo Silveira

Arte Correio dentro e fora do Espaço | Charlene Cabral

Nervo Óptico: Desdobramentos
Quando: TERÇA, 11 de julho
Horário: das 16h às 18h
Onde: Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB | Av. Julio de Castilhos, 159, 6º andar – Centro Histórico | Porto Alegre – RS
Inscrições: (51) 3228-1445 ou 9810-21059 | info@fvcb.com
Vagas: 10

Sobre os participantes:

Paulo Silveira

Bacharel em Artes Plásticas (com habilitações em Desenho, 1986, e em Pintura, 1988) e em Comunicação Social (1980) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Artes Visuais pela UFRGS (1999 e 2008, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, incluindo estágio de pesquisa de doutoramento junto a Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne, 2006). Professor Adjunto no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação. Pesquisador do campo das Artes Visuais, especialmente história e teoria da arte (com ênfase no estudo da linguagem e contexto de obras e dispositivos instauradores da arte contemporânea), intermídia histórica, percepção da obra de arte, estética e retórica das publicações de artistas e metodologia da pesquisa. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, ANPAP (comitê de História, Teoria e Crítica de Arte). Colaborador de instituições acadêmicas, grupos de investigação e publicações do Brasil e do exterior. Criador e coordenador do Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea (UFRGS/CNPq). De 1982 a 2010 foi Programador Visual (técnico-administrativo classe E) da Editora da UFRGS, sendo coordenador da Seção de Editoração de 1997 a 2010.

Charlene Cabral

Charlene Cabral é graduanda no Bacharelado em História da Arte da UFRGS, com estudos em fotografia pela GrisArt Escola Internacional de Fotografia (Barcelona, Espanha). Integra o projeto de pesquisa Artistas viajantes: itinerários entre o passado e a contemporaneidade, coordenado por Eduardo Veras, dentro do qual dá seguimento a uma pesquisa poético-teórica, em curso desde 2015, sobre questões da rede de Arte Correio a partir da década de 1960 até os dias de hoje. Profissionalmente, atua como fotógrafa, é criadora do selo de publicações independentes Vendo Luzes in-edições, idealizadora da Feira Folhagem, colaboradora em Casa Baka Arte e Cultura e mediadora no programa educativo da Fundação Iberê Camargo.