Mostra celebrativa das 4 décadas do Nervo Óptico, finalizada no último dia 22 de julho, teve uma instigante programação paralela que mobilizou as duas sedes da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Em exibição na Sala dos Pomares desde abril, após uma temporada no Centro Cultural São Paulo (novembro de 2016 a março de 2017), a exposição Nervo Óptico: 40 anos teve grande repercussão junto ao público. Em Viamão e em Porto Alegre, em suas sedes e em instituições parceiras, a FVCB realizou uma série de atividades que aproximaram o público das proposições do Nervo Óptico.

Desde a inauguração da mostra, que contou com uma visita mediada com Ana Albani de Carvalho, curadora da exposição, o Programa Educativo da FVCB desenvolveu a 13ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes – programação gratuita realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, direcionada a educadores com ou sem formação em Artes, e aberto ao público interessado.

Constituída por seis encontros, esta edição do Curso contou com a participação da curadora da mostra, a Profª Drª Ana Albani de Carvalho, e dos artistas Carlos Asp, Clóvis Dariano, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos – presentes na ocasião do evento realizado em parceria com o SESC – Viamão, no qual foi exibido o documentário Nervo Óptico: Procura-se um Novo Olho, produzido pela Flow Films. O Curso contou também com encontro de orientação para elaboração de projetos, conduzido pela arte-educadora Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo da FVCB; e uma oficina prática sobre fotografia com a artista e mediadora Ethiene Nachtigal. No último encontro, os presentes receberam o Material Educativo sobre a mostra. O material terá distribuição gratuita entre bibliotecas escolares e entidades culturais. Destacamos ainda que a mostra foi visitada por diversos grupos: artistas, teóricos, agentes do campo das artes visuais e escolares dos níveis fundamental, médio e universitário; e público em geral. Em maio, durante a 15ª Semana de Museus – programação anual promovida pelo IBRAM em território nacional, o público foi convocado a aventurar-se entre os trabalhos do grupo Nervo Óptico, através de visita mediada conduzida por Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo da FVCB. Em julho, a Fundação Vera Chaves Barcellos teve um estande na Feira Municipal de Ciências, no qual foram distribuídas algumas de nossas publicações.

Visita da Escola  Cecília Meireles, de Gravataí.

Público em visita mediada à Nervo Óptico: 40 anos. Participação da FVCB na 15ª Semana de Museus.

Em seu Centro de Documentação e Pesquisa (CDP), situado na região central de Porto Alegre, foram realizados três encontros com pesquisadores, entre os meses de maio e julho. Com coordenação de Ana Albani de Carvalho, o ciclo intitulado Nervo Óptico e suas conexões | Estudos e Debates teve como proposta adensar o debate sobre a produção contemporânea, oportunizando ao público aproximar-se da prática da pesquisa em artes visuais realizada a partir de registros documentais armazenados em arquivos e Centros de Documentação e Pesquisa. A programação contou com a adesão de artistas, pesquisadores, acadêmicos e público em geral.

Ana Albani de Carvalho, curadora da mostra, inaugurou o ciclo de encontros. Intitulado Nervo Óptico: Outras Histórias, o evento integrou a 15° Semana de Museus.

Claudio Jansen, Lucia Xavier e Ana Albani de Carvalho no encontro Nervo Óptico e a Imagem Fotográfica.

Paulo Silveira e Charlene Cabral no encontro Nervo Óptico: Desdobramentos.

Em parceria com o Santander Cultural, a FVCB realizou entre os dias 06 e 07 de julho o ciclo de palestras Nervo Óptico em Tempo Presente. Com mediação de Ana Albani de Carvalho, curadora da mostra, a programação reuniu a artista e historiadora da arte Maria Helena Bernardes, o curador Marcio Harum (responsável por levar a mostra sobre o grupo para o Centro Cultural São Paulo); e parte do Nervo Óptico, representado pelos artistas Carlos Asp, Clóvis Dariano, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos. Nervo Óptico em Tempo Presente contou também com a exibição do documentário Nervo Óptico: Procura-se um Novo Olho, da Flow Films.

Maria Helena Bernardes, Ana Albani de Carvalho e Marcio Harum em Nervo Óptico em Tempo Presente. (Foto: Hopi Chapman)

Público presente no primeiro dia do ciclo de palestras. (Foto: Hopi Chapman)

(Nervo Óptico representado pelos artistas Clóvis Dariano, Vera Chaves Barcellos, Carlos Asp e Telmo Lanes. Mediação: Ana Albani de Carvalho. Foto: Hopi Chapman).

Da esquerda para direita: Fernanda Cony, Clóvis Dariano, Ana Albani de Carvalho, Telmo Lanes, Vera Chaves Barcellos e Carlos Asp. Foto: Hopi Chapman.

Em parceria com a Flow Films, a FVCB está produzindo um documentário sobre a mostra Nervo Óptico: 40 anos, abrangendo sua versão no Centro Cultural São Paulo e a da Sala dos Pomares.