No último sábado, 19 de agosto, a Fundação Vera Chaves Barcellos realizou o lançamento das publicações que integram o projeto Revelando Acervos, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural. O evento aconteceu no auditório da Fundação Iberê Camargo.

Selecionado entre 15000 projetos, Revelando Acervos foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento cultural do Brasil. Com o projeto, a Fundação Vera Chaves Barcellos além de realizar melhorias físicas em seus acervos documental e artístico, como a aquisição de equipamentos e mobiliários, termo-higrômetros e desumidificadores – foram incorporados à coleção Artistas Contemporâneos quase a totalidade da produção do artista Claudio Goulart, doada da Fundação Art Zone, de Amsterdam, Holanda.

No último sábado, 19 de agosto, a FVCB realizou o lançamento de duas publicações que integram o projeto. Claudio Goulart | some pieces of myself – publicação bilíngue (português | inglês) preenche uma lacuna na historiografia da arte brasileira, apresentando a produção do artista – visual e teoricamente. Juntamente a essa publicação, foi distribuído um catálogo sobre a história e atuação da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Os lançamentos foram precedidos de uma apresentação da artista Vera Chaves Barcellos e da pesquisadora Fernanda Soares da Rosa. Mestranda em Teoria, História e Crítica de Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernanda desenvolve pesquisa sobre o artista.

Ainda está previsto o lançamento das publicações no Itaú Cultural, em São Paulo.