No próximo sábado, 16 de setembro, a Fundação Vera Chaves Barcellos promove o lançamento do Material Educativo sobre a mostra Aã.

A FVCB convida educadores e público em geral para o lançamento do Material Educativo | Aã, no dia 16 de setembro, na Casa Rural, sede da Secretaria Municipal de Educação de Viamão.

O Material Educativo | Aã é constituído por cinco lâminas, que apresentam trabalhos dos artistas Cildo Meireles, Dennis Oppenheim, Elcio Rossini, Elida Tessler e Nick Rands,  atualmente em exibição em . O material contempla  as linguagens escrita, sonora e visual, constantes nas obras selecionadas. Além das imagens das obras, compõe o material apresentações das obras, propostas de atividades e biografias breves dos artistas. O material será distribuído de forma gratuita.

O evento integra o Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão. A programação educativa é inteiramente gratuita e recebe inscrições de forma permanente. Este será o segundo encontro da Formação Continuada, que contará com orientação na elaboração de projetos pela equipe do Programa Educativo da FVCB.

Em sua 14ª edição, o Curso de Formação Continuada em Artes aborda temas relacionados à produção artística contemporânea a partir das relações entre arte e educação.  O Programa Educativo da FVCB reconhece o fenômeno artístico como uma instância geradora de conhecimento, reflexão e pensamento crítico. A arte é uma expressão humana privilegiada para o desenvolvimento intelectual, afetivo e criativo de crianças e adolescentes, suscitando a transformação dos sujeitos e sua inserção propositiva na comunidade.

O Curso é ofertado para educadores com formação em qualquer área do conhecimento, já que os temas relacionados à arte contemporânea, desde algum tempo, ultrapassam o território estrito do campo artístico se abrindo em uma perspectiva transdisciplinar. O Curso é também aberto ao público interessado em conhecer mais sobre o mundo das Artes Visuais. Encontros com curadores, teóricos, historiadores da arte, arte educadores e artistas integram a programação.

A programação completa do Curso  pode ser acessada no site da FVCB: https://fvcb.com.br/?page_id=1050

16/09 (sábado) – 2º Encontro
Aconselhamento de Projetos com o Programa Educativo da FVCB + Lançamento do Material Educativo | Aã
Horário: 9h às 12h.
Local: Local: Casa Rural – Sede da Secretaria Municipal de Educação de Viamão/RS
Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro.