A pesquisadora Ana Albani de Carvalho, curadora da exposição Nervo Óptico: 40 anos, em suas versões para o Centro Cultural São Paulo e para a Fundação Vera Chaves Barcellos, apresenta comunicação sobre a mostra na próxima quarta, 11 de outubro no Colóquio do CBHA – Comitê Brasileiro de História da Arte.

A atuação, produção e o legado do NERVO ÓPTICO, que foi tema da exposição Nervo Óptico: 40 anos, em suas versões no Centro Cultural São Paulo – CCSP (2016) e na Fundação Vera Chaves Barcellos (2017), segue sendo tema de comunicações em eventos como o encontro da ANPAP e o Colóquio do CBHA, eventos que reúnem pesquisadores de História, Teoria e Crítica em Artes Visuais, em âmbito nacional e internacional.

Atuante entre 1977 e 1978, em sentido estrito, o grupo de artistas formado por Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares, Vera Chaves Barcellos e Telmo Lanes, promoveu uma verdadeira renovação nas poéticas visuais desde o tradicional contexto do Sul do País. Com as mostras comemorativas das quatro décadas do grupo, o Nervo Óptico tem consolidado sua inserção na historiografia da arte brasileira, com invariável interesse de artistas e teóricos do campo das artes visuais.

Na imagem em destaque (da esquerda para direita): Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Telmo Lanes, Jesus Escobar; (à frente) Romanita Disconzi, Vera Chaves Barcellos e Mara Alvares. Romanita e Escobar participaram das atividades antecedentes à consolidação do grupo, não tendo participado da publicação dos cartazetes.