Revista Pomares: história, memória e produção de conhecimento em Artes Visuais.

 

A agitação cultural integra a trajetória de Vera Chaves Barcellos tanto quanto sua vigorosa e multifacetada criação artística. A Fundação que leva o seu nome promove além da programação expositiva acompanhada por uma agenda de eventos paralelos às mostras, como encontros com artistas, pesquisadores, teóricos, historiadores e críticos de arte, um sólido Programa Educativo que estimula através de visitas mediadas o contato com a produção artística contemporânea. Aliado a esta programação permanente, a FVCB investe também na produção editorial, publicando obras referenciais para a pesquisa no campo das artes visuais.

Neste sentido, a revista Pomares é um dos destaques do segmento da produção editorial realizada pela Fundação Vera Chaves Barcellos. Além de documentar as ações constituintes do raio de ação da instituição, a Revista Pomares apresenta ao público conteúdos de alta qualidade assinados por profissionais de reconhecida atuação no campo das artes visuais.

Atualmente, a edição especial dupla números 3 e 4, em edição bilíngue português e espanhol, está à venda pelo preço de R$ 30,00.

Na capa desta edição, encontra-se a obra Olha o passarinho, 2013, de Elcio Rossini, presente na exposição Limites do Imaginário, exibida na Sala dos Pomares, em 2013.

São destaques desta edição especial: o extrato do texto O livro como forma de arte, do artista espanhol Julio Plaza (1938 -2003), os ensaios dos artistas Michael Chapman e Carlos Krauz, além das entrevistas inéditas com os artistas Carlos Wladimirsky e Lia Menna Barreto.

Desejamos a todos uma ótima leitura e que a revista Pomares continue rendendo frutos à arte e à reflexão!