O Canal do Educador n°111 aborda a questão da instalação na arte contemporânea a partir da obra Duas mesas, da série Antessala, da artista Martha Gofre, em exibição em . Confira os destaques do boletim do Programa Educativo da FVCB. 

 

O termo “instalação” se difunde no campo das artes visuais a partir dos anos 1970. Antes disso, para designar as manifestações artísticas compostas por elementos específicos para um determinado espaço, a expressão utilizada era ambiente ou environment. Uma instalação pode ser efêmera, pensada e criada pelo artista para somente um local, o que pode caracterizar uma obra como site specific; ou ainda, ser recriada e remontada em outro ambiente, como no caso da obra Duas mesas em exibição na parte superior da Sala dos Pomares.

O trabalho, que integra a exposição , em cartaz na Fundação Vera Chaves Barcellos, se origina de uma pesquisa realizada pela artista, na qual Martha relaciona móveis suspensos do chão com elementos que os sustentam de forma instável. 

Nesta instalação, duas mesas são elevadas do solo por cabos em um sistema de roldanas, os dois contrapesos são formados por balões de borracha cheios d’água. O título da obra relaciona-se imediatamente com os móveis escolhidos, e a louça que está pousada logo abaixo de uma das mesas, cria concomitantemente no espectador uma sensação de suspensão e equilíbrio.

Além de abordar a obra da artista Martha Gofre, o Canal destaca o último encontro da 14ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, que será dedicado à apresentação e debate de projetos e trabalhos realizados por educadores a partir das visitas mediadas à e dos encontros do Curso.

Uma breve biografia da artista acompanha o informativo que reúne também links para pesquisa on-line sobre a produção de Martha Gofre e textos que refletem sobre a presença de instalações em exposições de arte contemporânea. Dicas de palestras e eventos e a agenda expositiva da região também estão entre os destaques desta edição do Canal do Educador.

O Canal do Educador é um boletim quinzenal enviado por e-mail a educadores e interessados em conhecer mais sobre o mundo das artes visuais. Os conteúdos do Canal do Educador ficam disponíveis para acesso no site da FVCB. Caso você queira receber os conteúdos, basta entrar em contato com o Programa Educativo da FVCB: educativo@fvcb.com