O professor Paulo Silveira, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, participa da atividade Livres et revues d’artistes: une perspective brésilienne (Livros e revistas de artistas: uma perspectiva brasileira), que acontece na comuna francesa de Rennes. Os cartazetes produzidos pelo Nervo Óptico e livros de artista de Vera Chaves Barcellos fazem parte do material que será exposto por Paulo Silveira.

Em contato com o Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB, Paulo Silveira obteve exemplares dos cartazetes do grupo Nervo Óptico (1976/1978), entre cópias e originais. Produzidos entre 1976 e 1978, os cartazetes do Nervo Óptico – grupo de artistas formados por Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clóvis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos – tiveram circulação aos moldes da arte postal. Com tiragem de cerca de mil exemplares, cada edição apresentou um trabalho desenvolvido especificamente por um artista, integrante do grupo idealizador ou convidado.

Cartazete do Nervo Óptico com obra de Telmo Lanes e Clovis Dariano, com a obra Um dia eu volto, de 1978.

Os livros de artista de Vera Chaves Barcellos Momento Vital e Da Capo, ambos de 1979, também serão exibidos na mostra. Os livros de artista produzidos por Vera Chaves Barcellos no final da década de 1970 utilizavam sequências fotográficas e incluíam textos, “valorizando a forma sequencial possibilitada pelo meio utilizado” nas palavras do filósofo francês François Soulages.

Imagens de Da Capo, Vera Chaves Barcellos, 1979.

Imagens de Momento Vital, Vera Chaves Barcellos, 1979.

Livros e revistas de artistas: uma perspectiva brasileira cruza os pontos de vista de acadêmicos e de artistas e é dedicada à história ainda recente de publicações de artistas no Brasil. O propósito é estudar continuidades e rupturas, colocando-as em seus diversos contextos políticos e sociais. Do trabalho dos pioneiros até as práticas mais recentes, essas publicações apresentam uma diversidade de variações formais, trabalham várias formas discursivas e oferecem experiências sensoriais na prática da leitura. Fazendo eco das evoluções da sociedade brasileira, esses livros e revistas, que constituem no atual contexto político problemático do país em um espaço de resistência crítica, desenvolvem-se hoje tanto no contexto das editoras independentes quanto na pesquisa universitária.