Na quinta-feira, 26 de abril de 2018, ocorreu a abertura da exposição “Mário Röhnelt – Um artista, múltiplos olhares” na Galeria Ecarta.

A exposição é composta por mais de 20 obras entre desenhos, pinturas, impressões e esculturas, de períodos distintos e selecionadas pelo próprio artista Mário Röhnelt e apresentadas a um grupo de professores e profissionais da pesquisa, curadoria e da gestão cultural. O grupo reúne convidados de diferentes instituições e assumiu o desafio de fazer, cada um, uma leitura crítica, que será exposta com a obra escolhida.

A historiadora Fernanda Soares da Rosa foi convidada para escrever sobre uma pintura (sem título) dos anos 90 e está representando a Fundação Vera Chaves Barcellos neste projeto. Fernanda Soares Rosa trabalha na Reserva Técnica – Acervo Artístico da FVCB.

Sobre o artista

Mário Röhnelt (Pelotas/RS, 1950). Estudou arquitetura na UFRGS, de 1970 a 1972. Iniciou sua vida profissional em 1974 como designer gráfico de capas de livros. Em 1977, juntamente com os desenhistas Milton Kurtz, Julio Viega e Paulo Haeser formou o Grupo KVHR, de 1979 até 1980. Também editou 13 folhetos impressos em off-set com obras do grupo e que foram distribuidos em galerias de arte e através do circuito de arte-postal, na época bastante ativo. Mário Röhnelt participou ainda do Espaço NO, espaço cultural alternativo em Porto Alegre voltado a promoções e manifestações culturais experimentais. Lá trabalhou com Vera Chaves Barcellos, Carlos Wladimirsky, Rogério Nazari, Milton Kurtz, Ricardo Argemi, Heloisa Schneiders da Silva, entre outros. A partir de 1983 começou a expor individualmente. Foi premiado em diversos salões de arte, entre eles o Salão Nacional, Funarte, Rio de Janeiro, em 1993 e 1995. Em 2010 trabalhou com o Grupo 3 X 4 (Laura Froes, Helena D’Ávila, Carlos Krauz e Nelson Wilbert) no projeto 3 X 4 Vis(I)ta Mário Röhnelt e, a convite da Fundação Vera Chaves Barcellos, desenvolveu a curadoria da mostra Pintura: da matéria à representação exposta na Sala dos Pomares, Viamão, RS. Em 2014 o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, sob a direção de Gaudêncio Fidelis, dedicou-lhe uma ampla mostra retrospectiva de cerca duzentos trabalhos cuja curadoria foi feita José Francisco Alves (Doutor e Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O artista vive e trabalha em Porto Alegre. A sua produção abrange desenho, pintura, fotografia e instalação.

Mais informações:

GALERIA ECARTA – Av. João Pessoa, 943, Farroupilha

De 27 de abril à 18 de junho, de terça à sexta das 10h às 19h, sábados das 10h às 20h e domingos das 10h às 18h.