No sábado, dia 18 de agosto de 2018, a partir das 11h, a Pinacoteca de São Paulo abriu a exposição Mulheres radicais: arte latino-americana 1960-1985.

A mostra tem curadoria da historiadora de arte e curadora venezuelana britânica Cecilia Fajardo-Hill e da pesquisadora ítalo-argentina Andrea Giunta e é a primeira na história a levar ao público um significativo mapeamento das práticas artísticas experimentais realizadas por artistas latinas e a sua influência na produção internacional. Quinze países estarão representados por cerca de 120 artistas, reunindo mais de 280 trabalhos em fotografia, vídeo, pintura e outros suportes.

 

A artista Vera Chaves Barcellos participa da coletiva com a série de fotografias “Epidermic Scapes” de 1977. “Epidermic Scapes” é uma série de fotografias do corpo humano ampliadas em close. “São paisagens epidérmicas e também uma escapada de toda uma problemática interna (…) É um trabalho de superfície, ao nível da epiderme”, declarou a artista no ano de lançamento da obra. Além de Vera, as também artistas e gaúchas Mara Alvares (Porto Alegre, 1948) e Regina Silveira (Porto Alegre, 1939) participam desta importante exposição.