No dia 11 de setembro, ocorre a abertura da exposição “O Poder da Multiplicação” no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. O projeto é uma contribuição artístico-teórica à reflexão sobre a questão da reprodução hoje em dia. A artista Vera Chaves Barcellos participa da coletiva ao lado de treze artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul e da Alemanha a convite do Goethe-Institut Porto Alegre.

Reproduções, tiragens múltiplas ou cópias são instrumentos de comunicação contra o conceito autoritário de originalidade. Elas servem à propagação em massa, inclusive de propaganda dos mais variados matizes. O projeto “O poder da multiplicação“ é uma contribuição artístico-teórica à reflexão sobre a questão da reprodução hoje em dia.

 

Trinta anos após o surgimento dos meios digitais, com os quais o acesso à informação e a reprodução (Copy & Paste) se tornaram naturais, questões a respeito dos fundamentos estruturais, da possibilidade da reprodução e de seus conteúdos atualmente voltam a ser discutidas. Os 14 artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul e da Alemanha apresentados na exposição lidam com essas questões de maneiras muito diferentes.

>> Confira o texto da professora e pesquisadora Niura Ribeiro sobre a artista, intitulado “Desnaturar o dispositivo: inflexões fotopictográficas” e também veja o vídeo sobre Vera no site do Goethe-Institut Porto Alegre: http://bit.ly/auraremastered_vera

_______________

Curadoria: Gregor Jansen, Alemanha
Consultoria: Paulo Gomes, Francisco Dalcol, Andreas Schalhorn
Idealização e Produção: Goethe-Institut Porto Alegre

ARTISTAS:
CARLOS VERGARA, Brasil; FLAVYA MUTRAN, Brasil; HANNA HENNENKEMPER, Alemanha; HELENA KANAAN, Brasil; HÉLIO FERVENZA, Brasil; MARCELO CHARDOSIM, Brasil; OLAF HOLZAPFEL, Alemanha; OTTJÖRG A.C. , Alemanha; RAFAEL PAGATINI, Brasil;
REGINA SILVEIRA, Brasil; VERA CHAVES BARCELLOS, Brasil; THOMAS KILPPER, Alemanha; TIM BERRESHEIM, Alemanha; XADALU, Brasil

O jornal como obra de arte: edições especiais jornais diários alemães Süddeutsche Zeitung, Frankfurter Allgemeine Zeitung e Die Welt, criadas por artistas como Anselm Kiefer, Jenny Holzer, Sigmar Polke, Gerhard Richter, Georg Baselitz, também farão parte da exposição.

A exposição faz parte de uma série de atividades impulsionadas pelo Goethe-Institut, desde 2015, em parceria com artistas e instituições locais, nacionais e internacionais, que vêm dando foco especial à arte impressa e ressaltando a ligação entre as ricas tradições do Rio Grande do Sul e da Alemanha nesta linguagem. Residências artísticas, exposições, concursos e publicações foram desenvolvidas ao longo deste percurso, que agora culmina em O Poder da Multiplicação.