O episódio nº 12 do CCTV de hoje, 13 de setembro, enfoca o grupo Nervo Óptico. Newton Goto entrevista três dos artistas integrantes do Nervo Óptico – Clovis Dariano, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos – assim como a pesquisadora e professora da UFRGS Ana Albani, curadora e autora de referenciais exposições e publicações sobre o grupo. 

A entrevista aborda uma das principais ações agregadoras do grupo em seu momento de formação – o “Manifesto” – um texto crítico coletivo amplamente divulgado na cena local em que se questionava a pretensão dirigista do mercado de arte sobre a produção artística. Os entrevistados re-contextualizam aquelas reflexões em relação ao sistema artístico atual brasileiro em que o circuito institucional e o comercial estão muito mais consolidados. A conversa transita também sobre o uso da fotografia, da série fotográfica e dos cartazes, linguagens marcantes nas poéticas individuais e coletiva do grupo. Pontua-se também alguns outros momentos experimentais de destaque na cena artística portoalegrense e que antecederam o próprio Nervo Óptico, como a produção em super-8 fomentada pelo professor Carlos Mancuso junto ao Instituto de Artes da UFRGS no início dos anos 70, em especial 1972 e 73. Por fim, conversamos sobre o vídeo “Nervo Óptico, um olhar global na solidão local”, de 2018, com direção Hopi Chapman e Karine Emerich, e sobre os filmes em super-8 “Ovo-flor” feito por Clovis Dariano em 1973, e “Memória de um rio” feito por Vera Chaves Barcellos em 1980.

CCTV – Circuitos compartilhados TV tem apoio da COPEL; parceria com a UFPRTV; é uma realização da EPA!; e tem o incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/ PROFICE – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

________________

HOJE, 13/09, às 21h assista na UFPR TV (canal 15 na NET), Curitiba e Região Metropolitana.

Reprises:. sexta 15h30, domingo 20h30 e segunda 15h.