A artista Vera Chaves Barcellos participa da exposição coletiva “Ecos Mecânicos: a máquina de escrever e a prática artística” no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Trata-se de um projeto de pesquisa realizado com a coleção do MAC USP e com curadoria da historiadora da arte Cristina Freire.

A exposição Ecos Mecânicos: a máquina de escrever e a prática artística explora a história deste instrumento que, até a década de 80 do século XX, está presente em grande parte das residências, e sua utilização no campo do fazer artístico. Historicamente, a mostra revela o papel de um inovador brasileiro de meados do século XIX, o padre João Francisco de Azevedo, mas além disso, pontua os passos da trajetória deste objeto e explorando seus usos, com base em exemplares e documentos da coleção do Museu Paulista (MP) e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – instituições ligadas à Universidade de São Paulo.

No núcleo artístico, a mostra investiga o emprego da máquina de escrever por artistas de várias matrizes e idades, a partir de obras que empregaram a datilografia e sua potência, ao longo de quase um século, a partir primordialmente do rico acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. A lista de obras inclui trabalhos seminais da poesia concreta e de artistas das décadas de 1970 em diante, até os mais contemporâneos, de diversas nacionalidades.