A Fundação Vera Chaves Barcellos e a Editora Libretos realizam o lançamento de uma publicação fartamente ilustrada e bilíngue, que apresenta ao público a série “Diário de uma Boneca”, da artista Lia Menna Barreto. Escrevem sobre esta produção os pesquisadores Constança Pondé, Jorge Menna Barreto, Maria Ivone dos Santos e Neiva Fonseca Bohns.
A publicação é resultado da recente doação da artista à coleção “Artistas Contemporâneos” da Fundação Vera Chaves Barcellos. A obra, que leva mesmo título, é composta por mais de 400 peças, consequência de um processo de mais de um ano de trabalho de Lia.

O livro estará à venda no dia do lançamento, e durante a Feira do Livro, pelo valor promocional de R$90, no estande da Editora Libretos e no local do evento.

Sobre a artista:

Lia Mascarenhas Menna Barreto (Rio de Janeiro, 1959) é bacharel em Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1985). No mesmo ano, realizou sua primeira exposição individual no MARGS, em Porto Alegre. Em 1988, participou do 10º Salão Nacional de Artes Plásticas, na Fundação Nacional de Arte – Funarte, no Rio de Janeiro, no qual foi contemplada com o Prêmio Aquisição. Entre 1993 e 1994, viveu em São Francisco, nos Estados Unidos, e estudou na Stanford University, com bolsa concedida pelo programa International Fellowship in the Visual Arts, da American Arts Alliance. Em 1997, expôs trabalhos na 6ª Bienal de Havana, na Bienal de Los Angeles e na 1ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre, da qual volta a participar, em 2003, em sua 4ª edição. Atualmente, vive e trabalha em Eldorado do Sul – RS

__________
Ficha técnica

Realização
Fundação Vera Chaves Barcellos

Co-edição
Editora Libretos

Coordenação do projeto
Thaís Franco

Consultoria artística
Leopoldo Plentz, Lia Menna Barreto
e Vera Chaves Barcellos

Design e edição de imagem
Raquel Castedo

Fotografia e tratamento de imagem
Leopoldo Plentz

Textos
Constança Pondé, Jorge Menna Barreto,
Maria Ivone dos Santos e Neiva Bohns

Revisão
Laís Webber

Tradução | espanhol
Paula Salem Carpio

Tradução | inglês
Carolina Paz

Impressão
Gráfica Impresul