Na imagem em destaque, frame de:

Vera chaves Barcellos, As Mulheres do Mundo, 1999-2010
Vídeo, 19’17”

Vera Chaves Barcellos está juntamente com outras artistas compondo a Bienal do Mercosul, e apresenta a obra “ As Mulheres do Mundo”.

“Em Mulheres do mundo, diversas mulheres, frente a câmera, pronunciam seus nomes. Ao mesmo tempo em que se registram estes rostos que se nomeiam, numa roda evidente de empoderamento, se oferece um arquivo de afeto particular que cada uma delas comunica: confiança, otimismo, pessimismo. Trata-se de um projeto que Vera iniciou em 1999, numa exposição que fez na Catalunha, e finalizou entre 2012-2013, realizando o registro de gravações num processo que contou com a colaboração do vídeo maker Hopi Chapman. A versão que se apresenta na Bienal 12 reúne a voz de quatrocentas mulheres de diferentes partes do mundo, de variadas idades, nacionalidades e raças que, de forma sucessiva, pronunciam, uma vez, seu nome.”

A Bienal12 está online pela plataforma da instituição. No site você pode encontrar textos, exercícios, vídeos e imagens de obras e a lista completa das artistas que compõem a mostra.

http://www.fundacaobienal.art.br