A Galeria Superfície inaugura hoje, 24 de fevereiro, a exposição coletiva “O Ventre da Terra”. Tendo como ponto de partida a obra intitulada “Passagem”, da artista Celeida Tostes (1929–1995), a exposição reúne um conjunto de obras que tratam de temas relativos à fertilidade, ao nascimento, à vida e à morte. Um olhar para o lugar de origem, para os processos que são próprios da natureza humana, dos ciclos que se iniciam e se encerram na terra.

Vera Chaves Barcellos participa com a obra Epidermic Scapes (1977-1982). A artista passa a ser representada pela galeria a partir deste ano.



A exposição apresenta obras históricas dos artistas: Amelia Toledo, Ana Mendieta, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Amelia Toledo, Celeida Tostes, Hélio Eichbauer, Lotus Lobo, Mara Alvares, Neide Sá, Nydia Negromonte, Péricles Eugênio da Silva, Sérvulo Esmeraldo, Tunga e Vera Chaves Barcellos.

Desenvolvida em parceria com o estúdio de arquitetura MNMA, a expografia foi toda feita em terra, utilizando a técnica ancestral de construção com adobe e taipa. A exposição fica em exibição até o dia 17 de abril.