Um conjunto de fotografias da artista Vera Chaves Barcellos compõe a 77 Magazine (nº 5), publicada em 2021 por Ediciones Originales, editora espanhola e centro de documentação especializado em livros de artista e obras múltiplas. As cinco imagens em preto e branco apresentadas se referem à segunda metade da década de 1970, com registros de caráter documental, mostrando o público presente em eventos a céu aberto nas cidades de Carazinho e Porto Alegre.

Conforme o texto que acompanha a seleção feita pela 77 Magazine, o trabalho de Vera Chaves Barcellos como fotógrafa (mais de 3 mil fotografias) constitui um repertório de imagens ainda pendentes de classificação. Também é mencionado que o recorte estabelecido está alinhado, por sua ‘estética implícita’, com as dos grandes autores da fotografia jornalística, social e urbana dos anos 1970 (seja de Manel Armengol, em Barcelona, ​​​​ou de Jack Delano, no México).

“O conceito ‘estética implícita’, desenvolvido por Pierre Bourdieu, refere-se a uma série de singularidades das fotografias, que coincidem no tempo e fazem parte do olhar educado de uma classe social. A singularidade está tanto nos assuntos fotografados quanto na tecnologia das câmeras, que facilitam uma boa qualidade de imagem” (77 MAGAZINE, 2021, tradução nossa).

Importante ressaltar que, a partir dos anos 1970, Vera Chaves Barcellos passa a incorporar o uso da fotografia em seu trabalho, o que permite a observação de um mundo mais concreto. “Com a fotografia, a realidade é convocada à sua maneira no mundo da arte de Vera Chaves Barcellos pela grande porta, e com ela, o mundo, o próximo, o social, o político, os homens vivos em carne e osso, a vida da qual fala Beuys na mesma época (…)” (SOULAGES, 2009, p. 32).

 

SOBRE A 77 MAGAZINE

Com edição de Antonio Zúñiga e design de Jord Cots, a 77 Magazine traz no título uma referência ao número de classificação para livros de fotografia em bibliotecas; e remete à ideia do arquivo como categoria deslocada pelo discurso estético específico da história da arte. As obras vêm de criadores de diferentes áreas. Cada número é dedicado a um autor, reunindo cinco fotografias impressas em papel Munken Pure.

 

EXPOSIÇÃO

No sábado, 5 de março, a 77 Magazine será apresentada no Centre d’Art La Panera, em Lleida. A exposição, inserida nas atividades do Centro de Documentação, traz o primeiro ano de história da revista. Imagens das diferentes edições da 77 Magazine são exibidas em um projeto de exposição de Jordi Cots. Para mais informações, acesse: http://www.lapanera.cat/

 

REFERÊNCIAS

SOULAGES, François. Vera Chaves Barcellos: Obras Incompletas. Porto Alegre: Editora Zouk, 2009.

77 MAGAZINE. Vera Chaves Barcellos. n. 5, Barcelona: Ediciones Originales, Set. 2021.