Entre as obras em exibição na mostra inédita 80’s  que integram a Coleção Artistas Contemporâneos FVCB, logo nas paredes laterais da entrada do espaço expositivo da FVCB, o público se depara com as telas elípticas e acolchoadas da artista brasileira Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, RJ, 1933).

EW 18 Curva Cubista (1988) e EW 18 com azuis e ocres (1981) fazem parte da série Macios como ilusões abstratas (óleo e acrílica sobre tela), em que predomina o abstrato, refletindo uma fase da trajetória de Geiger em que ela avalia criticamente a história da pintura e seus próprios trabalhos.

EW 18 Curva Cubista, da série Macios como ilusões abstratas, 1988.
Acrílica sobre tela. Coleção Artistas Contemporâneos FVCB. Crédito da imagem: Lepoldo Plentz.

 

EW 18 com azuis e ocres, da série Macios como ilusões abstratas, 1981.
Óleo e acrílica sobre tela. Coleção Artistas Contemporâneos FVCB. Crédito da imagem: Lepoldo Plentz.

 

No segundo andar da Sala dos Pomares, temos uma fotogravura em metal, clichê e serigrafia. Local da ação nº 8 (1980) propõe uma reflexão sobre as implicações políticas que atuam em nossa percepção do espaço mundial. Nas palavras de Adolfo Montejo Navas, poeta e crítico de arte, a série Local da ação, de Anna Bella Geiger, juntamente com a obra Fronteiriços, rementem a uma cartografia conceitual, funcionando como obras-correções de esquemas eurocêntricos.

Local da ação n°8, 1980.
Fotogravura em metal, clichê e serigrafia. Coleção Artistas Contemporâneos FVCB. Crédito da imagem: Acervo FVCB.

 

Prestes a completar 89 anos no dia 4 de abril, Anna Bella Geiger acumula em seu currículo diversas atuações: escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora. Trata-se de uma das principais artistas do cenário brasileiro, com uma obra marcada pelo uso de diversas linguagens e a exploração de novos materiais e suportes.

 

Exposição 80’s
Agende sua visita pelo telefone (51) 98229 3031 ou pelo e-mail educativo.fvcb@gmail.com. A entrada é gratuita.