A obra O sorriso, 1969, de Vera Chaves Barcellos, integra a exposição Modernos, alusiva ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

O sorriso, 1969. Xilogravura em cores sobre papel, tiragem 18/30. 91 x 61 cm. Crédito: Acervo FVCB.

 

A mostra, apresentada pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), em São Paulo, está dividida em dois grandes núcleos: Antes de 1922, com curadoria de Felipe Chaimovich, fica em cartaz por três meses, e Depois de 1922, com curadoria de Laura Rodríguez, segue até novembro.

 Exposição Modernos. Crédito da imagem: Divulgação / MAB FAAP

O núcleo Antes de 1922 contempla o envolvimento da família Prado – considerada uma das mais influentes famílias paulistas – com as artes, incluindo o financiamento da Semana de 1922 pelo mecenas Paulo Prado (1869 – 1943), um dos principais incentivadores do movimento.

A xilogravura em cores sobre papel de Vera Chaves Barcellos – doada ao MAB FAAP – está inserida no segundo núcleo da exposição, com uma seleção de artistas que surgiram depois de 1930. Trata-se de um eixo dedicado à ebulição característica das vanguardas até o surgimento dos grupos concretistas.

Até o fim da exposição, em novembro, o núcleo Depois de 1922 contará com obras de 119 artistas, incluindo Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Candido Portinari, Carlos Scliar, Fayga Ostrower, Xico Stockinger, Mira Schendel, Lygia Clark, Vasco Prado, Tomie Ohtake, Wesley Duke Lee, entre tantos outros.