Uma das obras de grande formato que pode ser conferida na mostra inédita 80’s é Conversas (1986), da artista Maria Tomaselli (Innsbruck, Áustria, 1941), que integra a Coleção da Galeria Duque Espaço Cultural.

Conversas, 1986. Acrílica sobre tela. Coleção da Galeria Duque Espaço Cultural. Crédito da imagem: Leopoldo Plentz.

Exposta no térreo da Sala dos Pomares, esta pintura figurativa em acrílica sobre tela apresenta uma gama de pigmentações variadas, com planos mais definidos pelas manchas das cores do que por linhas. As diversas figuras evocam, ainda, o vasto repertório onírico da artista.

Radicada em Porto Alegre, Tomaselli tem atuado, principalmente, como pintora e gravadora, mas também possui trabalhos em escultura, instalação, vídeo, animação computadorizada e ilustração. Estudou desenho e filosofia na Áustria, onde conheceu o intelectual gaúcho Carlos Roberto Velho Cirne Lima, com quem se casou em 1965, mesmo ano em que o casal veio para o Brasil. Aqui, estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger e gravura com Danúbio Gonçalves, Eduardo Sued e Anna Letycia Quadros.

Já participou de inúmeras exposições, coletivas e individuais, no Brasil, na Europa e América Latina. Nos últimos anos, tem se dedicado em paralelo à escrita. Foi assim com Kai (2015), relato autobiográfico, Vito (2017), livro de contos em que aborda a condição do artista, e Azelene (2019), seu primeiro exercício de ficção a partir das vivências como ministrante de oficinas de arte no Presídio Central de Porto Alegre, que realizava em conjunto com Iberê Camargo. A trajetória da artista e um panorama de sua obra está documentada no livro Maria Tomaselli, das organizadoras Marcia Tiburi e Denise Mattar.

 

Exposição 80’s

Agende sua visita pelo telefone (51) 98229 3031 ou pelo e-mail educativo.fvcb@gmail.com. A entrada é gratuita.