Entre as obras que integram a mostra inédita 80’s, apresentamos um óleo sobre tela de Alphonsus Benetti (Faxinal do Soturno, RS, 1953), conhecido, principalmente, pela sua produção na esfera da pintura.

Graduado em Licenciatura em Educação Artística e em Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Benetti também realizou o Mestrado em Educação na referida instituição, com uma abordagem sobre a temática “Pedagogia da Pintura”.

No decorrer de sua carreira, além de pintor e docente, com diversos artigos e capítulos de livros publicados, Benetti também trabalhou com desenho e xilogravura. Sua produção artística tem sido intensa, com participação em exposições individuais e coletivas em inúmeras cidades brasileiras e no exterior.

Sem título, 1987. Óleo sobre tela. Coleção Artistas Contemporâneos FVCB. Crédito da imagem: Leopoldo Plentz.

A tela Sem título (1987), que faz parte das aquisições recentes da Coleção Artistas Contemporâneos FVCB, está localizada na parede à esquerda de quem adentra a Sala dos Pomares, próxima das escadas de acesso ao segundo andar. Trata-se de uma pintura (óleo sobre tela), mesclando elementos abstratos e figurativos.

Nas palavras do artista: “Eu sempre gostei, desde o início, da figura humana como um referencial, com o qual realmente acabei me envolvendo de imediato por uma questão de gostar, questões expressivas, questões pelas quais a figura me interessa. Não que eu ache os outros temas menores, mas acabei sempre trabalhando com a figura humana”. (Trecho de entrevista¹ com Alphonsus Benetti concedida para Luana de Siqueira Brasil, 2009).

¹ BRASIL, Luana de Siqueira. Reflexões sobre a série “Musas Inquietantes – Revisitando 1994 de Alphonsus Benetti. Ayrton Dutra Corrêa. 2012. 140f. Dissertação (Mestrado) Curso do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais, Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2012.

 

Exposição 80’s

Agende sua visita pelo telefone (51) 98229 3031 ou pelo e-mail educativo.fvcb@gmail.com. A entrada é gratuita.