Bruna Fetter, professora e pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS, é a nova diretora cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos.


Em recente visita à Sala dos Pomares e ao Acervo da FVCB, Bruna Fetter foi recebida pela artista Vera Chaves Barcellos e por Margarita Kremer, coordenadora do Educativo, que apresentaram a exposição “80’s”, atualmente em cartaz, bem como as diversas obras da Coleção Artistas Contemporâneos FVCB. O Conselho da Fundação também já recepcionou a nova dirigente em reunião realizada na Sede de Porto Alegre.

Nas palavras de Bruna Fetter: “Estou honrada e feliz pelo convite em assumir a Direção Cultural da FVCB. Há muito acompanho e sou entusiasta da instituição que, por meio do seu acervo, programação e atividades, cumpre um importante papel em nosso meio artístico. A Fundação, conduzida pela Vera e ancorada num Conselho ativo e numa equipe competente, é uma ativadora de encontros e proposições renovadas. Enfim, um lugar para experienciar e refletir sobre arte. Espero poder contribuir ainda mais neste sentido”.

Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGAV/UFRGS), Bruna Fetter atua como docente no Instituto de Artes da UFRGS e como vice-coordenadora do curso de especialização em Práticas Curatoriais na mesma universidade. Foi pesquisadora visitante na New York University (2014/2015), por meio da bolsa Fulbright. Curadora de diversas mostras, entre 2006 e 2007, coordenou a equipe de produção executiva da 6ª Bienal do Mercosul. É membro da ANPAP, da ABCA e da AICA. Coautora do livro “As novas regras do jogo: sistema da arte no Brasil” (Editora Zouk, 2014), colaborou nas publicações “Artes visuais – ensaios brasileiros contemporâneos” (FUNARTE, 2017), “Práticas contemporâneas do mover-se” (Circuito, 2015) e “A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais” (Panorama Crítico, 2014).

Em nome da Presidência e do Conselho da FVCB, damos as boas-vindas para Bruna Fetter e agradecemos imensamente a Neiva Bohns pela primorosa atuação à frente da Direção Cultural da FVCB ao longo de todos esses anos, realizando curadorias, palestras e escrevendo textos em catálogos e publicações, como a revista Pomares.