Trabalhos produzidos pela artista Vera Chaves Barcellos ilustram a edição 38 da revista Margem Esquerda, recentemente lançada pela editora Boitempo. A curadoria das imagens é de Francisco Klinger Carvalho, editor de arte da revista.

 

 

Entre as obras selecionadas estão: Manequins de Dusseldorf, 1978, fotografia a partir de diapositivos (capa, quarta capa e p. 40); Retratos, 1992-1993 (capas internas e p. 43, 49, 56 e 62); Epidermic Scapes [composição], 1977, impressão da pele e cópia fotográfica (p. 6); On Ice, 1978, fotografia (p. 39); Casasubu, 2005, Exposição Paço Imperial, 2017 (p. 55); Em que taça beberei, 1988, instalação (p. 66); Momento Vital, 1979, reapresentação da performance, Museu da Pampulha, 2013 (p. 160). Todas as fotografias pertencem ao Arquivo da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Margem Esquerda 38 apresenta textos sobre a política nacional, democracia e o futuro do Brasil. Com o dossiê intitulado Diagnóstico do Brasil e conjuntura eleitoral: balanços e perspectivas, a seção oferece uma espécie de painel das elaborações dos principais partidos políticos da esquerda neste momento crucial da história nacional.

A edição também traz uma densa entrevista com Roswitha Scholz, fundadora de uma das mais originais sínteses do marxismo feminista e dialética negativa adorniana, além de um ensaio da filósofa estadunidense Nancy Fraser. Na seção documento, é apresentada um texto a partir da rara conferência de Angela Davis preparada em 1967 para um seminário sobre a obra recém-publicada Dialética negativa.

A revista conta, ainda, com textos de Fabio Mascaro Querido e Joachim Hirsch; e resenhas de Frederico Daia, Luiz Felipe Osório, Juliana Borges, Daniel Feldmann e Antonio Augusto Galvão de França. O editor de Poesia, Flávio Aguiar, fala sobre a quase esquecida Lady Montagu, escritora e poeta feminista inglesa que contribuiu para a descoberta da vacina da varíola.

Para mais informações, acesse: boitempoeditorial.com.br