A obra Prisões (1967) foi produzida no contexto da ditadura militar, um ano antes do ato institucional que restringiria ainda mais os direitos políticos no Brasil.

Prisões, 1967. Xilografia sobre papel. Foto do Acervo FVCB

 
“Creio que esse clima opressor aparece de certa maneira nessa xilogravura em cores, onde vemos uma forma orgânica, simbolizando a vida, e uma grade negra e sombria, como um peso, na parte superior. Essa divisão entre dois ou mais elementos distintos, na procura de um diálogo entre eles, foi uma constante nas gravuras produzidas por mim entre as décadas de 1960 e 70. Eu, embora empregando elementos abstratos, procurava uma simbologia das formas assim como das cores em busca de significados”, relata a artista.

Pertencente ao Acervo do MAC Paraná, Prisões apresenta formato médio e faz parte de uma centena de xilos realizadas por Vera Chaves Barcellos a partir de 1964 até 1972, período em que atingiriam suas maiores dimensões.

Obra de Vera Chaves Barcellos no MAC Paraná. Foto de Giovanni Cosenza.

 
Na mostra Insólitos, a obra dialoga com outras produções de artistas que desempenharam um grande papel de experimentação no campo artístico em uma época de luta sociopolítica, sendo eles: António Manuel, Cybele Varela, Henrique Fuhro, Pietrina Checcacci, Solange Escosteguy e Ubi Bava. São trabalhos desenvolvidos entre os anos 1960 e 1970 e que também fazem parte do Acervo do Museu.

Com curadoria de Pollyana Quintela, a exposição reúne, ainda, cinco artistas convidados, sendo eles: Daniel Acosta, Mano Penalva, Maya Weishof, Tony Camargo e Washington Silvera. Além de dar continuidade ao projeto de remixar obras do Acervo do MAC Paraná com artistas convidados, Insólitos inaugura o Clube de Colecionadores do Museu Paraná. A iniciativa visa incentivar o colecionismo de arte contemporânea e a arrecadação de fundos para novas aquisições de obras que serão, futuramente, incorporadas ao Acervo da instituição.

Última dias: A mostra está aberta desde 05/05 e fica em cartaz até domingo, 31/07. Para mais informações, acesse: mac.pr.gov.br