Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Mário Röhnelt (Pelotas, 1950 – Porto Alegre, 2018) consolidou-se como um dos grandes artistas de sua geração, em especial pela atuação nos anos 1970 e 80. Sua extensa e vigorosa produção abrange desenho, pintura, fotografia e instalação, além de ter trabalhado nas áreas de design gráfico e de curadoria de exposições.

Röhnelt estudou Arquitetura na UFRGS, de 1970 a 1972, e iniciou sua trajetória profissional em 1974 como designer gráfico de capas de livro. Em 1977, juntamente com os desenhistas Milton Kurtz, Julio Viega e Paulo Haeser, formou o Grupo KVHR (o nome faz referência aos sobrenomes dos quatro artistas), que atuou até 1980. Entre 1979 e 1982, Röhnelt participou do espaço cultural alternativo Espaço N.O., em Porto Alegre.

“A produção de Röhnelt nos anos 1980 apresenta um sofisticado esquema representacional, o qual inclui a apropriação de imagens oriundas, tanto da mídia impressa quanto da história da arte, e também de fotografias do universo particular do artista, por ele realizadas ou não. Estas imagens têm como objetivo a construção de narrativas a partir da seleção de diferentes fragmentos combinados. Um elemento que acrescenta complexidade ao processo de produção do artista é o fato de que a montagem dos fragmentos escolhidos passa por um criterioso trabalho através do desenho e da pintura.” (ARRUDA, 2014, p. 23-24)¹.

 

 

Na mostra 80’s, em cartaz na Sala dos Pomares, apresentamos a obra Sem título, de 1986, pertencente à Coleção Artistas Contemporâneos FVCB. Apesar de a figura de uma mesa em tons vibrantes ocupar o centro da tela, há uma harmonia de texturas, sobreposição de elementos e gestualidade. Em seu depoimento no seminário “O desenho e seus Percursos”, realizado em 2012 pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Röhnelt comentou sobre o referido trabalho: “Esse é um dos primeiros trabalhos onde eu só uso tinta, a rigor é uma pintura. E tem a colagem, a colagem é um tecido todo manchado, que é um pano de limpar pincéis do ateliê.” (RÖHNELT, 2013, p. 77)².

 

Referências


¹ ARRUDA, Paula Trusz. “Pregnâncias da autorreferencialidade: a produção de Mário Röhnelt nos anos 1980”. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes da UFRGS, 2014.

² RÖHNELT, Mário. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 3, n. 5, ano 3, julho de 2013.