Primeira exposição individual da artista Vera Chaves Barcellos na Galeria Zielinsky, na Espanha, 70’s i altres coses foi inaugurada no dia 15/09, em Barcelona, Espanha.

A mostra, que integra a 8ª edição do Barcelona Gallery Weekend – feira de arte já consolidada no circuito espanhol –, traz a público uma seleção de obras que foram produzidas pela artista nas décadas de 1970 e 1990.

A década de 1970 para Vera Chaves Barcellos foi marcada por diversos momentos de produção coletiva, desde a criação de grupos e espaços artísticos (Nervo Óptico, 1976-1978 e Espaço N.O, 1979-1982) até a produção de obras em associação com outros artistas do cenário cultural do sul do Brasil.

70’s i altres coses destaca um diverso conjunto de trabalhos, sendo algum deles: On Ice (1978), que retrata uma performance dos artistas Flávio Pons e Cláudio Goulart em um lago congelado de Amsterdã; Estranho Des-Aparecimento de V.C.B. (1976), atualmente também em exibição na mostra Constelação Clarice no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro; Epidermic Scapes (1977), série recentemente incorporada à coleção do Museo Reina Sofía; Memória de Barcelona, obra realizada na década de 1970 na Barcelona da transição, documentando através da fotografia as lutas ideológicas e políticas presentes nas muralhas da cidade; Keep Smiling, série fotográfica em que a artista retrata seus amigos e a si mesma com uma pequena placa de identificação, semelhante à usada para registrar a data em passaportes ou registros prisionais, com a inscrição pendurada no peito, onde a frase “Continue sorrindo”.

 

>> SOBRE A ARTISTA

Vera Chaves Barcellos nasceu em Porto Alegre, Brasil, em 1938, e atualmente vive e trabalha entre Viamão, Brasil, e Barcelona, Espanha. Realizou inúmeras exposições em diferentes contextos e países, com destaque para as bienais: Bienal de São Paulo, Brasil; Bienal de Havana, Cuba; Bienal de Veneza, Itália; Bienal do Mercosul, Brasil. Também participou de exposições em museus e centros de arte como: Museu D’Art de Girona, Espanha; Museu de Arte Moderna de Bogotá, Colômbia; Instituto Nacional de Belas Artes, México; Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil; Sesc Pompéia, São Paulo, Brasil; Fundação La Caixa, Barcelona, Espanha; MASP-Museu de Arte de São Paulo, Brasil. Suas obras aparecem nas coleções de instituições como o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha; Pinacoteca de São Paulo, Brasil; MACBA-Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, Espanha; Fundação Helga de Alvear, Cáceres, Espanha; MAC-Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil; MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.