A Fundação Vera Chaves Barcellos lamenta profundamente o falecimento do artista Carlos Pasquetti, nesta quinta-feira, 22/09, aos 74 anos. Nossa solidariedade à família e aos/às amigos/as por esta perda inestimável.

Carlos Pasquetti (Foto: Andréa Graiz)

 
Nascido em Bento Gonçalves/RS, em 1948, Pasquetti atuou como professor, pintor e desenhista. Graduou-se em pintura pela Escola de Belas Artes do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1970 e, um ano depois, realizou sua primeira exposição individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil de Porto Alegre.

Acervo FVCB.

 
Ainda na década de 1970, lecionou durante oito anos no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Foi um dos fundadores do grupo Nervo Óptico, em Porto Alegre, movimento de artistas de vanguarda do Rio Grande do Sul, com atuação entre 1976 e 1978.

Carlos Asp, Telmo Lanes, Carlos Paquetti (ao fundo); Vera Chaves Barcellos, Mara Alvares e Romanita Disconzi (centro); Jesus Escobar e Clóvis Dariano (frente).

 

 Grupo Nervo Óptico: Carlos Pasquetti no centro ao lado de Vera Chaves Barcellos e Mara Alvares; da esquerda para direita ao fundo: Carlos Asp, Telmo Lanes e Clovis Dariano.

 

De 1980 a 1981, realizou sua pós-graduação na School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos, recebendo o título de Master in Fine Arts. De volta ao Brasil, atuou como professor e diretor no Departamento de Artes Visuais da UFRGS (1981 a 1991) e recebeu o Troféu Scalp Destaque em Artes Plásticas em 1986. Em 1991, viajou para Europa, onde visitou escolas e centros de Arte Contemporânea em Edimburgo e Glasgow, Escócia, e em Londres e Oxford, Inglaterra. Foi aluno, entre outros, de Robert Loescher, Ray Yoshida, Philip Hanson, Martin Prekop, Diane Townsend, Karen Savage e Iberê Camargo.