A Fundação Vera Chaves Barcellos convida professores/as e arte-educadores/as para o lançamento do Material Educativo da exposição Haverá consequências, em uma manhã de formação que ocorrerá no sábado, 11/03, das 9h às 12h, na Sala dos Pomares (Av. Senador Salgado Filho, 8480, parada 54, Viamão, RS).

Na oportunidade, será realizada a apresentação das proposições pedagógicas e a distribuição gratuita do Material Educativo. Os/as docentes também participarão de um percurso pela mostra coletiva, que tem curadoria de Bruna Fetter, professora do Instituto de Artes da UFRGS e diretora cultural da FVCB.

Elaborado por Margarita Kremer e Yuri Flores Machado, responsáveis pelo Programa Educativo da FVCB, o Material Educativo busca ampliar as possibilidades de abordagem da arte contemporânea no espaço escolar. O conteúdo apresenta obras relacionadas e sugestões de atividades, com possibilidades de leituras e de filmes, para professores e estudantes de todos os níveis de aprendizagem.

“Memórias, vestígios, marcas, registros, imagens, formas de estar e de ser no mundo, são alguns dos conteúdos da exposição que este material educativo apresenta; exercícios de encontros com as obras, para refletir sobre as linguagens e as propostas dos artistas, com o objetivo de ver e fazer, produzir e sentir, tanto no museu quanto na escola.” (Trecho do texto de apresentação do Material Educativo, 2023).

Reforçando a parceria de longa data da FVCB com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, a atividade formativa de lançamento do Material Educativo mobilizará mais de 70 professores/as das escolas locais.

 
>> Material Educativo Haverá consequências (acesse a versão virtual)

Organização e Produção: Katiana Ribeiro
Textos: Margarita Kremer Yuri Flores Machado
Revisão: Henrique Guerra
Fotografias: Leopoldo Plentz Fábio Alt e Acervo FVCB
Design Gráfico e Diagramação: Carolina Kempfer
Impressão: Gráfica Ideograf