Icleia Borsa Cattani

… Seu trabalho é múltiplo em termos de meios técnicos e de temáticas; seu fio condutor é a investigação constante sobre as ligações entre processos intelectuais de percepção , a memória e a obra plástica. Dentro da coerência de sua trajetória, ao manipular meios técnicos de reprodução da imagem (fotografia manipulada, xerox.eletrografia, serigrafia) utilizou muitas vezes iconografia considerada kitsh dentro do sistema das artes oficial, revendo a criticamente; pelos temas escolhidos, e pelas técnicas empregadas, trabalhou mais frequentemente com a dessacralização do que com a sacralização. Dona de grande bagagem teórica, criou intencionalmente imagens “sem aura”, baseada em Walter Benjamin. Entretanto, em muitas de suas criações (a artista trabalha sempre com séries , temáticas ou formais), transparece o oposto, talvez de forma involuntária:nas séries em que trabalha com fragmentos do corpo humano (como Epidermic Scapes, Per(so)nas, Quebra-cabeça, ) transparecem às vezes, ligados a princípios de vida e morte, indícios do sagrado…

ICLÉIA BORSA CATTANI, 1995.

Doutora em História da Arte Contemporânea e professora e pesquisadora.

Vive em Porto Alegre. Brasil.

Extraido do texto   O Corpo, O Nome, O Feminino: Aspectos do Sagrado e do Jogo na Obra de Vera Chaves.