Glòria Bosch

Que aparência? Aparentar corpos desabitados ou ouvir depois de haver cheirado, como diria Canetti. O interrogante sobre aonde estamos ou para onde vai a cultura ocidental surge na proposta Enigmas , um trabalho recém inaugurado na Galeria Artual , que convida à reflexão e tem a capacidade de surpresa, sobretudo ao girar o ângulo da sala, para finalizar a leitura da exposição.

Vera Chaves parte da captação de uma imagem fotográfica que provoca e sugere todo um processo criativo metafórico, a base de manipulações diversas que acentuam o poder dramático, irônico e crítico da proposta. Já o vimos através de sua longa trajetória em obras precedentes como Dones de la Vida ( Artual , 1992) e O Nadador , (São Paulo, 1995)*.

Na sua origem, este projeto nasce da leitura de um livro, uma reflexão sobre a parte enigmática da arte. A partir desse ponto surgem os enigmas considerados insolúveis, desde a origem da vida, até a liberdade da vontade. E assim aparecem as fotos-matrizes, três fotografias distintas de macacos (um olha, outro pensa e um terceiro centra o interesse no gesto) que trabalhadas em laboratório e meios eletrônicos, deram origem ao restante das imagens e elementos que as acompanham.

Como elementos, falamos de uma foto do telescópio Hubble que permite a dilatação do olhar, a percepção atemporal, perante o outro olhar primitivo do macaco que nos remete a uma origem cronológica. O tempo se completa com o interrogante, com uma seqüência de caixas de luz com letras de um alfabeto clássico moldado em sal, uma metáfora crítica da cultura ocidental.

A continuação, os sudários, telas pintadas com um pedaço de visom, questionam a liberdade do homem que, no entanto é cruel. A mutilação da mutilação.

A última imagem surpreende por inesperada, ainda que já estivéssemos sobre sua pista. Produz-se uma mudança de linguagem ao deparar-nos com a noiva-primata, uma espécie de alegoria que agrada tanto quanto nos é incômoda, mas é a figura que justifica o título da exposição, pois sua pluralidade multiplica os significados, o casamento entre o animal (homem) e a cultura? Ela supera toda a condição de mistério (como diz Chaves) para entrar no terreno do enigma. A noiva encerra esta leitura.

(Texto publicado no Guia del Ócio , 17 a 23 de maio de 1996, em Barcelona.)

Notas do tradutor:* Centro Cultural São Paulo