No próximo sábado, 16 de abril, às 9h, a Profª Drª Paula Ramos participa da 11ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes, programação educativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.

No encontro, Paula Ramos abordará a representação do corpo humano no amplo contexto da história da arte, estabelecendo relações com Humanas Interlocuções, exposição em cartaz na Sala dos Pomares. Crítica, curadora e historiadora da arte, Paula Ramos também exerce  docência acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao Bacharelado em História da Arte do Instituto de Artes.  O evento visa gerar um intercâmbio de conhecimentos através da aproximação entre o universo acadêmico e o espaço escolar, reconhecendo no fenômeno artístico uma importante instância de conhecimento.

A atividade faz parte das ações do Projeto Educativo Humanas Interlocuções, que promove além das visitas mediadas, encontros com artistas e aconselhamento de projetos a partir do contato com os trabalhos em exibição na mostra. O evento é gratuito e aberto ao público interessado. As inscrições são por e-mail: educativo@fvcb.com ou pelo telefone: (51) 8229-3031.

Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo,  frisa que a programação educativa tem como objetivo  a promoção de “oportunidades baseadas no fazer humano, para que as comunidades locais possam compreender seu território, seus produtos e processos culturais e ensinar a compreensão, meio e fim da comunicação humana, por meio da investigação e da interpretação da arte contemporânea”.

16/04 – 2º ENCONTRO: CORPO HUMANO | APONTAMENTOS SOBRE SUA PRESENÇA E REPRESENTAÇÃO NAS ARTES VISUAIS

Horário: 9h às 12h
Local: Centro Profissional Walter Graff | Rua Marechal Deodoro, 220 | Centro de Viamão|RS.

 

 

Saiba mais sobre Paula Ramos:

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (1996) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, pela mesma IFES. Em 2005, realizou doutorado-sanduíche junto à Kassel Universität, na Alemanha, com bolsa CNPq/DAAD. É Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, onde coordenou, nos seus cinco primeiros anos, o Bacharelado em História da Arte (2010-2015). Docente dos cursos de História da Arte e Artes Visuais, bem como do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). É autora e organizadora de várias publicações no segmento de cultura e artes visuais, com destaque para “A madrugada da modernidade” (Porto Alegre: Editora UniRitter, 2006), “Frantz – o ateliê como pintura” (Porto Alegre: Edição do Autor, 2011), “A fotografia de Luiz Carlos Felizardo” (Porto Alegre: FestFotoPoA, 2011) e “Walmor Corrêa – O estranho assimilado” (Porto Alegre: Dux, 2015). Também integrou a Comissão Editorial que organizou a publicação “Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Catálogo Geral (1910-2014)”, nas comemorações dos 80 anos da UFRGS (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015), além de ser uma das autoras da citada publicação. Foi membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (2011-2014). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP, da qual integra a atual diretoria, no biênio 2015-2016), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), bem como da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Na pesquisa, dedica-se aos estudos sobre modernidade e as relações entre arte, impressos e cultura visual. Além das atividades em ensino superior, atua como crítica de arte e curadora, discutindo produções em arte contemporânea. Vive e trabalha em Porto Alegre.