Em junho, a Fundação Vera Chaves Barcellos promove atividades paralelas à exposição Humanas Interlocuções, em cartaz na Sala dos Pomares.  A programação é inteiramente gratuita. Confira a programação completa.

Nos dias 08 e 22 de junho, a Fundação Vera Chaves Barcellos promove ciclo de atividades paralelas à exposição Humanas Interlocuções, no Santander Cultural, centro de Porto Alegre. A programação é inteiramente gratuita.

No dia 08 de junho, quarta-feira, das 15h30min às 18h, a Prof° Drª Paula Ramos apresenta O Corpo Humano nas Artes Visuais – um amplo panorama da representação da figura humana na História da Arte.

No dia 22 de junho, quarta-feira, das 15h30min às 18h, o duo Ío – formado pelos artistas Laura Cattani e Munir Klamt – apresenta Três percursos do Magma ao Desejo, abordando aspectos do seu processo criativo.

As inscrições devem ser feitas por e-mail: info@fvcb.com ou pelo telefone: (51) 8102-1059.

Através da programação paralela, a FVCB reafirma seu compromisso com o estímulo ao debate sobre a produção artística contemporânea, complexo fenômeno entendido como vetor de pensamento e instância de conhecimento.

Humanas Interlocuções
Atividades Paralelas

08 de junho
O Corpo Humano nas Artes Visuais| Com Profª Drª Paula Ramos
Horário: 15h30min às 18h
Local: Santander Cultural | Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico | Porto Alegre.

 

22 de junho

Três percursos do Magma ao Desejo| Com duo Ío – formado pelos artistas Laura Cattani e Munir Klamt
Horário: 15h30min às 18h
Local: Santander Cultural | Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro  Histórico | Porto Alegre.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Paula Ramos

Crítica, curadora e historiadora da arte. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (1996) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, pela mesma IFES. Em 2005, realizou doutorado-sanduíche junto à Kassel Universität, na Alemanha, com bolsa CNPq/DAAD. É Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, onde coordenou, nos seus cinco primeiros anos, o Bacharelado em História da Arte (2010-2015). Docente dos cursos de História da Arte e Artes Visuais, bem como do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). É autora e organizadora de várias publicações no segmento de cultura e artes visuais, com destaque para “A madrugada da modernidade” (Porto Alegre: Editora UniRitter, 2006), “Frantz – o ateliê como pintura” (Porto Alegre: Edição do Autor, 2011), “A fotografia de Luiz Carlos Felizardo” (Porto Alegre: FestFotoPoA, 2011) e “Walmor Corrêa – O estranho assimilado” (Porto Alegre: Dux, 2015). Também integrou a Comissão Editorial que organizou a publicação “Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Catálogo Geral (1910-2014)”, nas comemorações dos 80 anos da UFRGS (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015), além de ser uma das autoras da citada publicação. Foi membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (2011-2014). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP, da qual integra a atual diretoria, no biênio 2015-2016), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), bem como da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Na pesquisa, dedica-se aos estudos sobre modernidade e as relações entre arte, impressos e cultura visual. Além das atividades em ensino superior, atua como crítica de arte e curadora, discutindo produções em arte contemporânea. Vive e trabalha em Porto Alegre.

Ío

Ío é um duo de artistas formado por Laura Cattani (Les Lilas, 1980) e Munir Klamt (Porto Alegre,1970), ambos doutorandos em Poéticas Visuais (UFRGS). A Ío desenvolve trabalhos plásticos com diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, web art, performance ou fotografia. Vivem e trabalham em Porto Alegre/RS, Brasil.