Na tarde do dia 22 de junho, a Fundação Vera Chaves Barcellos promoveu a palestra Três Percursos do Magma ao Desejo –  com a Ío, formada pelos  artistas Laura Cattani e Munir Klamt, no Santander Cultural.

Integrando a programação paralela à mostra, o encontro com a Ío foi um momento em que a dupla compartilhou com o público aspectos do seu processo criativo. Conforme escreve Júlia Rebouças “Os dois integrantes são propositores e, ao mesmo tempo, a principal interlocução. Não há assinatura individualizada nem divisão de papéis entre a ideia, a realização, a exposição e o registro. O protagonismo altera-se, de acordo com o projeto, e eles creditam à dualidade e à alternância a capacidade de serem eles mesmos críticos de seu processo. A dupla define-se como um sistema auto-ordenado e ao mesmo tempo aberto.”

Para Rebouças, curadora independente, pesquisadora e crítica de arte – no conjunto de trabalhos da Ío, percebe-se “um traçado de sentidos labirínticos e múltiplos”.

A Ío é um duo de artistas formado por Laura Cattani (Les Lilas, 1980) e Munir Klamt (Porto Alegre,1970), ambos doutorandos em Poéticas Visuais (UFRGS). A Ío desenvolve trabalhos plásticos com diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, web art, performance ou fotografia. Vivem e trabalham em Porto Alegre/RS, Brasil.

A Fundação Vera Chaves Barcellos, através da sua midiateca, disponibiliza o registro audiovisual da  palestra:

[+] https://fvcb.com.br/?p=9655