Neste sábado, 24 de setembro de 2016, a Fundação Vera Chaves Barcellos participa da 10ª Primavera dos Museus, promovendo uma visita mediada à exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, com o Prof. Dr. Paulo Silveira, do Instituto de Artes da UFRGS, e com Margarita Kremer, coordenadora do Programa Educativo da FVCB.

O tema desta edição – Museus, Memórias e Economia da Cultura – destaca o papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências.

Para a atividade, a FVCB disponibiliza transporte gratuito de Porto Alegre (Porto Alegre – Viamão – Porto Alegre), com saída às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro – Porto Alegre).

As inscrições devem ser feitas por e-mail: info@fvcb.com ou pelos telefones: (51) 3228-1445 ou (51) 8102-1059.

Paulo Silveira

Bacharel em Artes Plásticas (com habilitações em Desenho, 1986, e em Pintura, 1988) e em Comunicação Social (1980) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Artes Visuais pela UFRGS (1999 e 2008, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, incluindo estágio de pesquisa de doutoramento junto a Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne, 2006). Professor Adjunto no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação. Pesquisador do campo das Artes Visuais, especialmente história e teoria da arte (com ênfase no estudo da linguagem e contexto de obras e dispositivos instauradores da arte contemporânea), intermídia histórica, percepção da obra de arte, estética e retórica das publicações de artistas e metodologia da pesquisa. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, ANPAP (comitê de História, Teoria e Crítica de Arte). Colaborador de instituições acadêmicas, grupos de investigação e publicações do Brasil e do exterior. Criador e coordenador do Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea (UFRGS/CNPq). De 1982 a 2010 foi Programador Visual (técnico-administrativo classe E) da Editora da UFRGS, sendo coordenador da Seção de Editoração de 1997 a 2010. (Fonte: Lattes).

 

VISITA MEDIADA à exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho

Data: 24 de setembro de 2016.

Horário: 15h (saída do ônibus às 14h).

Local: FVCB – Sala dos Pomares.

Endereço: RS 040 | Av. Senador Salgado Filho, 8450 (pórtico de entrada ao lado do condomínio Buena Vista, altura da parada 54), Viamão, RS.