facebook youtube

Canal do Educador

Canal do Educador é um boletim quinzenal produzido pelo Programa Educativo da FVCB. Conectando educadores ao mundo das artes, através de uma abordagem transdisciplinar, a publicação traz, a cada edição, as novidades do Programa Educativo, uma programação cultural das exposições em cartaz além de indicações de leituras, links para pesquisas on line. Tudo para qualificar e diversificar as dinâmicas educativas, envolvendo arte e sensibilidade. Para acessar o conteúdo do Canal do Educador, basta inscrever-se, enviando e-mail para: educativo@fvcb.com.

O Programa Educativo da FVCB quer saber o que os professores tem a dizer sobre o Canal do Educador. Desse modo, poderemos cada vez mais aprimorar esse canal de comunicação, expandindo a interatividade. Compartilhe com a equipe do Programa Educativo relatos de experiências e sugestões para o Canal do Educador. Basta enviar e-mail para educativo@fvcb.com

Boa Leitura!

Canal do Educador n°97

 

Acesse o texto A História da Vida Privada: dilemas, paradigmas, escalas do historiador Ronaldo Vainfas.

A História da Vida Privada dilemas, paradigmas, escalas

Canal do Educador 97

Canal do Educador n° 96

 

 Acesse o conteúdo do Canal do Educador n° 96: Canal do Educador 96

Canal do Educador n° 95

O Canal do Educador n° 95 destaca os projetos dos professores participantes da 12ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, apresentados no último 03 de dezembro.

A edição também informa sobre visita mediada à mostra Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, no dia 17 de dezembro, sábado. Para ocasião, a Fundação Vera Chaves Barcellos disponibilizará transporte gratuito POA – Viamão – POA, com saída às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro de Porto Alegre).Inscreva-se e garanta o seu lugar, através do e-mail: ou pelos telefones: (51) 3228-1445 | (51) 98102-1059.

Acesse aqui: Canal do Educador n° 95

Canal do Educador n° 94

 

O Canal do Educador n° 94 aborda as relações entre o design e a obra de Silvio Nunes Pinto, links para pesquisa on-line, indicações de leituras e ainda a programação expositiva de instituições da região metropolitana de Porto Alegre.

Leia o Canal do Educador n° 94: Canal do Educador n° 94

 

Canal do Educador n°93

O Canal do Educador n°93 aborda, a partir de peças zoomorfas (representação de animais em objetos) presentes na exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, as relações entre antropologia cultural e a produção artística.

A Antropologia Cultural é o ramo do conhecimento dedicado à compreensão dos mecanismos da vida humana em sociedade, pelo aspecto cultural. Um dos pontos principais dos estudos antropológicos culturais é a figuração de um pensamento através das palavras ou das imagens. Desta forma, é central nesta disciplina a concentração da atenção na atuação do símbolo e na interação humana. Assim, cada ser detém o potencial de ordenar vivências, convertê-los em códigos de forma simbólica e disseminar os resultados abstratos. Esta modalidade antropológica nos auxilia na compreensão dos mecanismos das formalidades sociais (o trabalho rural, a religião, o esporte, a música), do progresso das técnicas e até mesmo das interações familiares. Neste Canal do Educador, sugerimos ainda pesquisas de alguns museus antropológicos e etnográficos, um artigo sobre as representações de animais dos índios Waurá, para assim, traçarmos paralelos, diferenças e possíveis diálogos com a produção de Silvio Nunes Pinto.

Acesse o Canal do Educador n° 93: Canal do Educador n° 93

Canal do Educador n° 92

O Canal do Educador n° 92 enfoca a Arte Naïf estabelecendo relações com a produção de Silvio Nunes Pinto, atualmente em exibição na Sala dos Pomares. Apesar de ultrapassar o conceito, há nos trabalhos de Silvio aspectos que podem ser identificados na Arte Naïf.

Além disso, a edição do canal nº 92 traz textos, links e vídeos sobre o tema e destaca também o próximo encontro do Curso de Formação Continuada em Artes e a programação expositiva da região metropolitana.

Acesse o texto de Paula Ramos, Simplesmente arte, publicado pelo jornal Zero Hora, a partir da exposição Brasilartegaleria, da Galeria Tina Zappoli, de Porto Alegre, realizada em 2012.

[+] Simplesmente arte

O conteúdo do Canal do Educador pode ser acessado na íntegra, aqui:

[+] Canal do Educador n° 92

 

Canal do Educador n° 91

As relações entre o lúdico e a aprendizagem, entre o prazer de jogar e a descoberta do conhecimento, também presentes na criação e fruição artística, norteiam esta edição do Canal, que traz além de textos e links para pesquisa on-line sobre a temática, dicas de exposições e cursos para diversificar as práticas educativas.

Walter Benjamin, um das figuras mais relevantes do pensamento moderno ocidental, teceu importantes reflexões sobre o lúdico e o brinquedo, a  sua relação com a imagem que a criança cria do mundo, bem como a ideia construída pelo adulto na história da cultura, sobre o ato de brincar.

Saiba mais sobre o assunto, a partir da leitura do artigo Memória, Infância e Brincar em Escritos de Walter Benjamin: Cultura Lúdica, Processo de Formação e Prática Docente, das autoras: Claudia Ximenez Alves, Marilda da Silva e Paula Ramos de Oliveira.

 Acesse aqui:

[+] http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5000/4149 

O conteúdo do Canal do Educador n° 91, pode ser acessado aqui:

[+] Canal do Educador n° 91

Canal do Educador n° 90

 

Leia a edição n° 90 do Canal do Educador, na íntegra: Canal do Educador n° 90

O texto A construção de uma identidade visual: o caso do “gaúcho” nas artes plásticas do Rio Grande do Sul, de Pedro Weingärtner a Antonio Caringi do Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Gomes está disponível para leitura: A construção de uma identidade visual: o caso do “gaúcho” nas artes plásticas do Rio Grande do Sul, de Pedro Weingärtner a Antonio Caringi 

Canal do Educador n° 89

Acesse o conteúdo completo do Canal do Educador n° 89: Canal do Educador n° 89


Esta edição do Canal destaca a peça Sem título (mulher na janela), de 1967. Ressalta-se que os trabalhos – situados entre a artesania e a arte popular, alguns com refinado design – não eram intitulados pelo artista, sendo esta uma denominação póstuma realizada com a finalidade de catalogar a obra. O Canal do Educador n° 89 veicula referências bibliográficas e indica links da internet sobre a temática da cultura e arte populares.

Canal do Educador n° 88

Acesse o Canal do Educador n° 88, aqui:  Canal do Educador nº 88 

 

O primeiro Canal do Educador do 2° semestre de 2016 destacou a abertura da exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, no dia 27 de agosto concomitante ao início do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.