facebook youtube

Canal do Educador

Canal do Educador é um boletim quinzenal produzido pelo Programa Educativo da FVCB. Conectando educadores ao mundo das artes, através de uma abordagem transdisciplinar, a publicação traz, a cada edição, as novidades do Programa Educativo, uma programação cultural das exposições em cartaz além de indicações de leituras, links para pesquisas on line. Tudo para qualificar e diversificar as dinâmicas educativas, envolvendo arte e sensibilidade. Para acessar o conteúdo do Canal do Educador, basta inscrever-se, enviando e-mail para: educativo@fvcb.com.

O Programa Educativo da FVCB quer saber o que os professores tem a dizer sobre o Canal do Educador. Desse modo, poderemos cada vez mais aprimorar esse canal de comunicação, expandindo a interatividade. Compartilhe com a equipe do Programa Educativo relatos de experiências e sugestões para o Canal do Educador. Basta enviar e-mail para educativo@fvcb.com

Boa Leitura!

Canal do Educador n° 102

 Acesse o conteúdo do Canal do Educador n° 102: Canal do Educador n° 102

Canal do Educador nº 101

Acesse o conteúdo do Canal do Educador nº 101: Canal do Educador 101

Canal do Educador nº100

Confira o conteúdo do Canal do Educador nº 100: Canal do Educador 100

Canal do Educador n° 99

Acesse o conteúdo do Canal do Educador n° 99: Canal do Educador n° 99

Canal do Educador n° 98

 

Acesse o Canal do Educador n° 98.

Canal do Educador n° 98

Canal do Educador n°97

 

Acesse o texto A História da Vida Privada: dilemas, paradigmas, escalas do historiador Ronaldo Vainfas.

A História da Vida Privada dilemas, paradigmas, escalas

Canal do Educador 97

Canal do Educador n° 96

 

 Acesse o conteúdo do Canal do Educador n° 96: Canal do Educador 96

Canal do Educador n° 95

O Canal do Educador n° 95 destaca os projetos dos professores participantes da 12ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes da FVCB, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, apresentados no último 03 de dezembro.

A edição também informa sobre visita mediada à mostra Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, no dia 17 de dezembro, sábado. Para ocasião, a Fundação Vera Chaves Barcellos disponibilizará transporte gratuito POA – Viamão – POA, com saída às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro de Porto Alegre).Inscreva-se e garanta o seu lugar, através do e-mail: ou pelos telefones: (51) 3228-1445 | (51) 98102-1059.

Acesse aqui: Canal do Educador n° 95

Canal do Educador n° 94

 

O Canal do Educador n° 94 aborda as relações entre o design e a obra de Silvio Nunes Pinto, links para pesquisa on-line, indicações de leituras e ainda a programação expositiva de instituições da região metropolitana de Porto Alegre.

Leia o Canal do Educador n° 94: Canal do Educador n° 94

 

Canal do Educador n°93

O Canal do Educador n°93 aborda, a partir de peças zoomorfas (representação de animais em objetos) presentes na exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, as relações entre antropologia cultural e a produção artística.

A Antropologia Cultural é o ramo do conhecimento dedicado à compreensão dos mecanismos da vida humana em sociedade, pelo aspecto cultural. Um dos pontos principais dos estudos antropológicos culturais é a figuração de um pensamento através das palavras ou das imagens. Desta forma, é central nesta disciplina a concentração da atenção na atuação do símbolo e na interação humana. Assim, cada ser detém o potencial de ordenar vivências, convertê-los em códigos de forma simbólica e disseminar os resultados abstratos. Esta modalidade antropológica nos auxilia na compreensão dos mecanismos das formalidades sociais (o trabalho rural, a religião, o esporte, a música), do progresso das técnicas e até mesmo das interações familiares. Neste Canal do Educador, sugerimos ainda pesquisas de alguns museus antropológicos e etnográficos, um artigo sobre as representações de animais dos índios Waurá, para assim, traçarmos paralelos, diferenças e possíveis diálogos com a produção de Silvio Nunes Pinto.

Acesse o Canal do Educador n° 93: Canal do Educador n° 93