Documentação e Pesquisa em Arte Contemporânea

O Centro de Documentação e Pesquisa – CDP – da Fundação Vera Chaves Barcellos foi oficialmente inaugurado em 2008 com a finalidade de preservar registros de eventos e de projetos culturais relacionados à arte contemporânea local, nacional e internacional. Por guardar documentos de grande relevância para a memória cultural brasileira, o CDP busca tornar-se local de referência para estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais da área artística. O espaço oferece atendimento ao público presencialmente e as visitas devem ser agendadas previamente por e-mail ou por telefone. Além disso, fornece cópias reprográficas e digitais dos documentos do arquivo e promove a realização de visitas guiadas pelo arquivo documental.

O arquivo é formado pelos fundos documentais do grupo Nervo Óptico (1976-1978), do Centro Alternativo de Cultura Espaço N.O (1979-1999) e da Galeria Obra Aberta (1999-2002), pela documentação da própria artista e da Fundação e também pela Coleção Espaço N.O Arquivo. A Coleção Arquivo Espaço N.O. contém cartazes, catálogos, convites, folhetos, fotografias e livros sobre arte contemporânea local, nacional e internacional. Essa coleção está dividida em duas categorias: artistas e instituições.

 

O Centro de Documentação e Pesquisa tem reunido em seu arquivo mais de sete mil documentos, entre cartazes, catálogos, convites, folhetos, fotografias, livros, periódicos, recortes de jornais e outros materiais relacionados à arte contemporânea. Os documentos presentes no CDP resultam de cinco matrizes diferentes: o arquivo artístico-documental da artista Vera Chaves Barcellos; materiais referentes ao grupo Nervo Óptico; ao Espaço NO e à galeria Obra Aberta; e materiais recebidos diariamente através de intercâmbios com outras instituições culturais e com artistas.