Sobre a FVCB

A Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB – é uma entidade cultural privada e sem fins lucrativos, que tem como missão a preservação, pesquisa e difusão da obra da artista Vera Chaves Barcellos, assim como o incentivo à criação artística e à investigação da arte contemporânea. Entre as metas da instituição estão a realização de uma programação regular de exposições, o estímulo à pesquisa, debates, seminários e projetos editoriais.

A programação conta com exposições regulares e gratuitas que trazem ao público sempre um novo olhar sobre o acervo da instituição. As mostras são acompanhadas de atividades paralelas, com o intuito de dar suporte ao debate da arte contemporânea. A Fundação dispõe ainda de um rico acervo documental sobre arte contemporânea, aberto à pesquisa pública em seu Centro de Documentação e Pesquisa, na região central de Porto Alegre.

Em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, estão localizadas a Sala dos Pomares, um prédio de 400 m²,  construído especialmente para abrigar a programação de exposições e atividades e a reserva técnica que abriga o acervo da instituição.

 

A sede

A sede da FVCB está localizada em Viamão-RS, a 22 Km de Porto Alegre. É formada pela Sala dos Pomares, um prédio de 400 m², com áreas expositivas, sala multiuso e sala de trabalho, projetado especialmente para receber a programação de atividades e pela Reserva Técnica, aonde está guardado o acervo de obras.

Em Porto Alegre, estão localizados a Administração e o Centro de Documentação e Pesquisa, aberto ao público desde 2008, quando aumentou sua coleção, através da aquisição de livros e catálogos e iniciou um processo de intercâmbio com outros centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

 

Equipe

Diretora Presidente
Vera Chaves Barcellos

Diretora Cultural
Neiva Bohns

Diretor Administrativo
Carlos Renato Hees

Projetos

Thaís Franco

Assistente de Comunicação
Andrei Moura

Programa Educativo
Margarita Santi Kremer
Yuri Flores Machado

Reserva Técnica – Acervo
Fernanda Soares da Rosa e Fernanda Porto Campos

 

Centro de Documentação e Pesquisa
Fernanda Medeiros

 

O Conselho

Conselho Deliberativo

Ana Maria Albani de Carvalho
Agnaldo Farias
Alfredo Fedrizzi
Eduardo Veras
Elaine Tedesco
Fáride Costa Pereira
Flávio Kiefer
Ivone Rizzo Bins
Patricio Farias (presidente)

Conselho Fiscal
Marlies Ritter
Jorge Ritter
Pedro Chaves Barcellos Filho