• 15 de Setembro de 2007 a 31 de Janeiro de 2008 - Exposição Não Existem Dois Elefantes Iguais, coletiva de obras do acervo da FVCB, com os artistas: AntoniMuntadas, Carlos Pasquetti, Carmela Gross, Luiz Carlos Felizardo, Mariana Manhães, Michael Chapman, Patrício Farias e Robert Wilson. Tomado de empréstimo de uma das obras da exposição (de autoria de Michael Chapman), o título coloca em relevo a diversidade presente nos processos de criação artística na contemporaneidade, assim como enfatiza a necessidade de refinamento dos sentidos no processo de apreensão da realidade.

 2008

05 de Abril a 01 de Agosto - Exposição Hudinilson Jr – Xerografias, Pinturas, Colagens, Livros e Objetos. Mostra do trabalho de Hudinilson Jr., artista plástico paulistano atuante nos movimentos inovadores dos anos 80, que concentra seu trabalho em temas como narcisismo e da atualidade, veiculados na mídia.

Atividades paralelas - A FVCB promoveu um encontro com o artista, com o apoio do Instituto de Artes da UFRGS, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo.

15 de Maio - Palestra com Mario Ramiro: Hudinilson: Cadernos de Referência, no auditório do Museu de Aetes do RS.Com o apoio do MARGS, também foi realizada uma palestra sobre a obra de Hudinilson Jr. com o artista plástico Mario Ramiro e as curadoras Neiva Bohns e Ana Albani de Carvalho.

18 de Novembro a 16 de Dezembro - Exposição Casabubu – Fotografias de Vera Chaves Barcellos. Cerca de 86 imagens criadas a partir de fotografias feitas na praia de Ubu, no Espírito Santo, em 2006. A artista, por mera curiosidade, fotografou fachadas de casas que lhe chamaram a atenção devido à mistura de materiais utilizados em sua construção, esteticamente discutíveis e ao examinar o resultado do conjunto das fotos, ocorreu-lhe fazer mais imagens das casas misturando umas com outras, uma idéia certamente sugerida pelas próprias casas originais. O resultado foi surpreendente pois não se distinguem muitas vezes as originais daquelas que foram forjadas através da manipulação das imagens. Galeria do Goethe, Göethe-Institut. Apoio FVCB.

27 de Setembro a 19 de Dezembro – Mostra Olhos vendados – Vídeo no acervo da FVCB. Curadoria de Neiva Bohns e Patrício Farías. Cerca de 70 vídeos de artistas brasileiros e estrangeiros apresentados ao público, de maneira contínua ou em sessões especiais. Algumas das obras selecionadas integram parte da história da videoarte. Vídeos de Francesca Llopis, Jorge Francisco, Mariana Silva da Silva, Regina Vater e Bill Lundberg, Begoña Egurbide, Letícia Parente, Dennis Oppenheim, Mariana Vassileva, Patrício Farías, Glaucis de Morais, Vera Didonet Thomaz, Alejandra Andrade, Vera Chaves Barcellos, Marcel-lí Antúnez, Begoña Egurbide, Marco Arruda, Patrícia Francisco, Dore. O.

 20 de Novembro a 09 de Dezembro - Atividade paralela Olhos vendados – Ciclo de debates:

20/11 – Videoarte no acervo da FVCB, encontro da curadora Neiva Bohns e da profª Ana Albani de Carvalho com os artistas.
Local: Instituto de Artes da UFRGS, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo.

21/11 – Ricardo Carioba (SP)
22/11 – Elaine Tedesco (RS)
27/11 – Lenora de Barros (SP)
09/12 – Lucas Bambozzi (MG)
Local: Centro Cultural CEE Erico Veríssimo.
AQUISIÇÕES EM 2008

Obras de Nazareno, Marcel-líAntunez, RintaroIwata, Carmen Calvo, Christo, Domenéc, Mário Röhnelt e Rodrigo Braga.