24 de Março – Lançamento e sessão de autógrafos em Porto Alegre do livro Vera Chaves Barcellos, Obras Incompletas de François Soulages. Sessão de autógrafos, com conferência do autor e presença da artista no Studio Clio.

13 de Agosto a 25 de Outubro - Exposição Imagens em Migração – uma exposição de Vera Chaves Barcellos, com curadoria de Glória Ferreira e realizada em parceria com o Museu de Artes de São PauloMASP. Todas as obras expostas, sem exceção, integram o acervo da Fundação.

13 de Outubro - Lançamento em São Paulo do livro Vera Chaves Barcellos – Obras Incompletas, de François Soulages, publicação sobre os 40 anos de trajetória da artista,  no Museu de Artes de SP com palestra do autor, François Soulages. O livro foi realizado com recursos do Fumproarte, aprovados em 2009.

13 de Outubro - Catálogo da mostra Imagens em Migração, lançado na mesma ocasião, no MASP.

21 de Novembro - Exposição de Vera Chaves Barcellos, O Grito, trabalho inédito exposto na Bienal de Bogotá, Colômbia. A obra O Grito, concebida primeiramente em forma de livro de artista, na versão apresentada em Bogotá constava de 126 imagens emolduradas formando um bloco na parede. A idéia subjacente é de captar a fisionomia de desportistas que expressam de forma muito evidente as emoções humanas diante as várias situações de vida, que podem ir de satisfação e alegria extremas, a sentimentos de tristeza, desespero e frustração. As imagens foram colecionadas durante vários meses a partir da mídia impressa internacional durante o período de 2005 a 2009.