08 de Maio a 04 de Julho de 2010 - Exposição Per Gli Ucelli, Vera Chaves Barcellos, no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A artista desenvolveu uma instalação especialmente para o Projeto Octógono de Arte Contemporânea, com curadoria do crítico e historiador de arte, Ivo Mesquita. Sobre uma plataforma octogonal de vidro de 6 metros de diâmetro, iluminada na base, com luzes em movimento brancas e amarelas, comandadas mecatronicamente, foram colocadas 2.456 taças transparentes industriais, uma diferente da outra, manipuladas especialmente pelo vidreiro Adriano Gloeden, de Canela (RS). A obra ainda se completa com sons de pássaros de uma peça sonora, contaminando todo o ambiente.

 

 29 de Maio Inauguração da Sala dos Pomares, Viamão/RS

A exposição Silêncios e Sussurros, marca a inauguração do espaço expositivo da Fundação Vera Chaves Barcellos em sua sede em Viamão. Concebido segundo especificações museográficas próprias a uma galeria destinada à exibição de arte contemporânea, o prédio de 400m² abrigou na mostra inaugural, um recorte de 1300 obras selecionadas do acervo da instituição e teve projeto curatorial elaborado pela artista Vera Chaves Barcellos.

Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte, edição 2008 e 2009, através deste prêmio foram adquiridas obras de Rodrigo Braga, Michael Chapman, Cao Guimarães, Ricardo Carioba, Lia Menna Barreto, José Rufino e Regina Silveira. Muitas dessas obras foram expostas na mostra Silêncios e Sussurros.

Ricardo Carioba - Limite II, 2008 (Fotografia sobre papel)

Rodrigo Braga - Da Compaixão Cínica 4 (Fotografia sobre papel algodão)

17 de Julho a 11 de Setembro – Atividade paralela Ciclo Paralelo Silêncios e Sussurros – através do edital Conexão Artes Visuais MINC FUNARTE, patrocínio da PETROBRAS, e em parceria com o Santander Cultural foi realizada programação paralela à mostra:

17/07 – Encontro com Cao Guimarães
07/08 – Encontro com Rodrigo Braga
14/08 – Encontro com Gisela Waetge
28/09 – Encontro com José Rufino
10/09 – Palestra com Carmen Pardo Salgado: Nos bosques da música com John Cage
11/09 – Palestra com Carmen Pardo Salgado: Contrapontos de luz e som no teatro de Robert Wilson

12 de Agosto a 15 de Setembro – Exposição Vera Chaves Barcellos na La Galeria, em Bogotá, Colômbia. Participação da artista na coletiva Imagem Fragmentada, de fotografia e objetos ecuradoria de Francisco Klinger Carvalho. A mostra contou com 4 artistas internacionais e 1 colombiano: Gertraud Hasselbach, Mary Dritschel, Vera Chaves Barcellos, Dore O. e Victor Robledo.

20 de Novembro a 30 de Abril de 2011 - Exposição Pintura: da matéria à representação, curadoria do artista Mário Röhnelt. Mostra de 13 pinturas contemporâneas produzidas a partir dos anos 80,percorrendo da pintura expressionista abstrata à pintura figurativa de viés gráfico,de 20/11/2010 até 30/04/2011. Artistas participantes: Frantz, Mara Alvares, Regina Ohlweiler, Heloisa Schneiders da Silva, Carlos Wladimirsky, Ricardo Mello, Karín Lambrecht, Gisela Waetge, Marilene Burtet Pieta, Lenir de Miranda, Milton Kurtz, Alfredo Nicolaiewsky e Nelson Wilbert.