O Perfil das Coleções

A desmaterialização da arte como objeto e o rompimento dos limites das categorias artísticas estão na base das mudanças vivenciadas pela arte no mundo e, também, no Brasil, sobretudo, ao longo dos últimos cinqüenta anos. A partir dos anos 1960, a produção artística começa a ser pautada no entendimento da arte como processo, experiência, projeto ou ideia, em detrimento da necessidade de constituir-se um pensamento que esteja concentrado na produção de objetos artísticos acabados pertencentes a uma única categoria: gravura, escultura, pintura, desenho, etc.

O Acervo da FVCB conta com, aproximadamente, 2.190 obras, sendo 892 delas pertencentes à Coleção Vera Chaves Barcellos e 1298 pertencentes à Coleção Artistas Contemporâneos, abrangendo trabalhos da década de 1960, nos quais se evidencia o rompimento das categorias artísticas, passando pelos experimentalismos e renovações do contexto gaúcho da década de 1970, advindos, principalmente, do grupo Nervo Óptico e do Espaço N.O., responsável pela renovação e atualização da cena artística local, até a consolidação da arte contemporânea como um fenômeno hibrido plural e multicultural.

Coleção Artistas Contemporâneos

A Coleção Artistas Contemporâneos possui obras de artistas como Adriana Varejão, Alfonso Albano, Ana Miguel, Anna Bella Geiger, Antoni Muntadas, Barry Flanagan, Begoña Egurbide, Cao Guimarães, Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Carlos Zílio, Carmela Gross, Carmen Calvo, Christo, Eduardo Frota, Efrain Almeida, Elaine Tedesco, Félix Bressan, Flávio Pons, Frantz, Gisela Waetge, Hannah Colins, Hélio Fervenza, Heloisa Schneiders da Silva, Hudinilson Jr., Iole de Freitas, Joan Fontcuberta, Jorge Menna Barreto, José Rufino, Julio Plaza, Karin Lambrecht, Lenir de Miranda, Lenora de Barros, Leon Ferrari, Lia Menna Barreto, Lucia Koch, Luis Carlos Felizardo, Lygia Clark, Mara Álvares, Maria Lucia Cattani, Mariana Manhães, Mário Röhnelt, Mauro Fuke, Milton Kurtz, Mira Schendel, Nazareno, Nelson Leirner, Patricio Farías, Paulo Bruscky, Paulo Vivacqua, Rafael França, Regina Silveira, Ricardo Basbaum, RintaroIwata, Robert Wilson, Rodrigo Braga, Rosângela Rennó, Sol LeWitt, Telmo Lanes, Vik Muniz, Walmor Corrêa, Waltércio Caldas, entre outros.

Coleção Vera Chaves Barcellos

A Coleção Vera Chaves Barcellos abrange grande parte da produção visual da artista. Possui obras como a série Testartes (1976), trabalhos com imagens fotográficas e textos que propõe a participação do espectador, representante brasileira na Bienal de Veneza de 1976, a série Epidermic Scapes (1977), premiada no 4° Salão Nacional de Artes Visuais, promovido pela UFRGS em 1977, e apresentada em uma exposição individual no MAM do Rio de Janeiro em 1982, as séries fotográficas On Ice (Amsterdã, 1977), criação partilhada com os artistas Flávio Pons e Cláudio Goulart, Manequins de Düsseldorf (1978), Memórias de Barcelona (1977/1978) ePer(so)nas (1980/1982). Encontram-se também instalações como Os Nadadores (1998), que consiste em imagens geradas a partir de uma foto de jornal, fotocopiada, dividida e manipulada com pintura e técnicas digitais, obtendo-se como resultado uma falsa animação, projetada dentro de um aquário, e O que restou da passagem do anjo (1993), realizada, em sua primeira versão, para a inauguração do espaço L’ Angelot, em Barcelona e apresentada no Panorama da Arte Brasileira (1997), pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo.