Apostando no potencial socialmente transformador da arte, a Fundação Vera Chaves Barcellos criou o Programa Educativo. Com objetivo de aproximar educadores, estudantes e público em geral da produção artística contemporânea, o Programa atua em três frentes principais: as visitas mediadas à Sala dos Pomares, o Curso de Formação Continuada em Artes e a produção do Material Educativo. Além disso, quinzenalmente, o Programa envia o Canal do Educador, boletim informativo que reúne material sobre arte e educação, possibilitando reflexões e novas abordagens das práticas pedagógicas.

Visitas Mediadas

Fenômeno complexo, a arte contemporânea muitas vezes é de difícil acesso ao grande público. Pensando nisso, o Programa Educativo realiza visitas mediadas às exposições em cartaz, democratizando o acesso público  e ampliando as possibilidades de leitura das obras em exibição. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30 e sextas-feiras das 8h30 às 12h30.

O agendamento de visitas pode ser feito por telefone (51) 8229 3031 ou pelo e-mail: educativo@fvcb.com

Curso de Formação Continuada em Artes

O Curso de Formação Continuada em Artes é uma iniciativa da Fundação Vera Chaves Barcellos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, destinada a educadores e interessados em conhecer mais sobre as Artes Visuais. Palestras com teóricos, conversas com artistas e orientação para realização de projetos são algumas das ações do Curso.

A Formação Continuada tem entrada franca, e recebe inscrições de forma permanente. A ficha de inscrição e o cronograma do Curso podem ser acessados no site da FVCB: http://fvcb.com.br/?page_id=1050.

Material Educativo

O Material Educativo produzido pela FVCB visa articular conhecimentos multidisciplinares e dar suporte para práticas pedagógicas que envolvam arte e sensibilidade. Ilustrado com imagens de trabalhos expostos na Sala dos Pomares, o material pode ser utilizado em sala de aula mesmo após o encerramento das mostras e por professores de todas as áreas do conhecimento.

Canal do Educador

Quinzenalmente, o Programa Educativo envia por e-mail um informativo divulgando suas ações, agenda cultural de instituições museológicas da região metropolitana, indicações de leituras e links para diversificar e qualificar o exercício docente.